Pular para o conteúdo principal

Evento na Rocinha marca o Dia Mundial do Diabetes

No próximo dia 14, Dia Mundial do Diabetes, a SBD Rio (Sociedade Brasileira de Diabetes - Regional do Estado do Rio de Janeiro) reunirá, no Complexo Esportivo da Rocinha, endocrinologistas, nutricionistas, cirurgiões vasculares, entre outros especialistas em um evento que tem como objetivo conscientizar a população e esclarecer dúvidas sobre a doença que atinge 6% da população mundial.
 
O Dia Mundial do Diabetes foi criado com o intuito de chamar a atenção dos governos e sociedade civil quanto à ameaça crescente que o diabetes representa. Este ano, o tema global é Diabetes, Educação e Prevenção.
 
“Só no Brasil, são aproximadamente 14 milhões de portadores da doença e milhares morrem a cada ano, devido às complicações do diabetes não controlado, alerta o presidente da SBD-Rio, Dr. João Regis Ivar Carneiro. Segundo ele, a estimativa é que, até 2025, cerca de 380 milhões de pessoas em todo o mundo (7,3% da população mundial) tenham diabetes.
 
“Precisamos chamar a atenção da população para medidas preventivas. Mostrar de que forma a doença se desenvolve, as consequências do diabetes não controlado e, claro, reforçar a importância de manter hábitos saudáveis para evitarmos que esses números se confirmem nos próximos anos”, completa.
 
No dia 14, entre 8h e meio-dia, médicos e profissionais de educação física estarão à disposição da população para prestar esclarecimentos sobre o diabetes e promover atividades lúdicas e esportivas, incluindo exibição de filmes sobre a doença, palestras e distribuição de material educativo.
 
O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Diabetes - Regional do Estado do Rio de Janeiro e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – RJ, da Sociedade Brasileira de CirurgiaVascular – RJ, da UADERJ ( União das Associações de Diabéticos do Estado do Rio de Janeiro), Hospital Universitário Clementino FragaFilho , Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hospital Universitário Antônio Pedro , Hospital da Lagoa, Instituto Estadual de Endocrinologia e Metabologia ( IEDE ) e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Diabetes

Diabetes é a elevação da glicose no sangue. Existem três tipos da doença:

Tipo 1 - Também conhecido como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem da chamada destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1 é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

Tipo2 – Também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto e corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, embora na atualidade se note maior frequência em jovens , em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana Neste tipo de diabetes encontra-se a presença de insulina, porém sua ação é dificultada pela obesidade, considerado, assim, como resistência insulínica, uma das causas de HIPERGLICEMIA. Por ser pouco sintomático, o diabetes, na maioria das vezes, permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento, o que favorece a ocorrência de suas complicações no coração e no cérebro.

Diabetes gestacional – É presença de glicose elevada no sangue durante gravidez. Geralmente, a glicose no sangue se normaliza após o parto. No entanto, as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional, possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.

Fonte : O Dia

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial