Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores descobrem gene que regula a produção de hemoglobina

Pesquisadores do Hospital Brigham and Women, em Boston, nos Estados Unidos, descobriram um gene que regula a síntese de hemoglobina durante a formação de células vermelhas do sangue. A novidade pode levar a um avanço no tratamento de anemias e doenças mitocondriais.

O estudo usou uma composição genética de peixe-zebra para clonar o gene Atpif1, presente nas mitocôndrias, parte que gera energia nas células. O elemento permite aos animais, roedores e humanos produzir hemoglobina, uma proteína responsável por transportar o oxigênio no sangue.

Os pesquisadores também descobriram que a perda de Atpif1 pode levar à anemia. Com o avanço dos estudos, identificaram o amplo mecanismo do gene para regular as atividades da enzima ferroquelatase, enzima final na via biossintética da produção de heme (um dos componentes da hemoglobina).

— Nosso estudo estabeleceu uma ligação funcional entre o Atpif1 e a ferroquelatase na síntese de heme — comemorou Dhvanit Shah, chefe da pesquisa.

A anemia se caracteriza pela uma queda na quantidade de henoglobinas ou células vermelhas no sangue e pode afetar pessoas de todas as idades. Os maiores riscos estão entre as mulheres férteis e adultos com idade mais avançada. Bebês e crianças, porém, também podem adquirir a doenças devido à deficiência de ferro ou intoxicação por chumbo.

Os pesquisadores aproveitaram os estudos para fazer comparações com a versão humana do Atpif1. Os cientistas lembram da importância para a diferenciação das células vermelhas do sangue. A deficiência do gene pode contribuir para doenças como anemias sideroblásticas congênitas e outras relacionadas a mitocôndrias disfuncionais.

— A descoberta avança os estudos quanto à produção de células vermelhas — destacou Barry Paw, também autor dos estudos.

Os estudos continuam e a expectativa de Shah e Paw é de identificar novos genes responsáveis pela produção de células-tronco hematopoéticas e pela diferenciação das células vermelhas. Com isso, poderão surgir, também, novas oportunidades para terapias contra doenças do sangue.


Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial  

Você sabia?