Pular para o conteúdo principal

Programa certifica qualidade dos Bancos de Leite

O Ministério da Saúde e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), em ação inédita, lançaram o programa de certificação de qualidade de Bancos de Leite Humano do Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro passo foi o credenciamento, em outubro, dos 28 Centros de Referência para Banco de Leite Humano. O objetivo é promover condições que permitam certificar a qualidade dos produtos e serviços sob a responsabilidade dos Bancos de Leite Humano em todo País.
 
“A iniciativa, inédita, mostra o nosso reconhecimento de que os bancos de leite atendem aos requisitos técnicos e operacionais para entrarem em um programa de qualidade”, afirma o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite e Rede Iberoamericana de Bancos de Leite, da Fiocruz, João Aprígio. O credenciamento para certificação das 28 referências estaduais corresponde ao primeiro estágio do programa. A segunda etapa prevê a certificação dos processos realizados em todos os Bancos de Leite Humano da rede brasileira, que hoje conta com 212 unidades ao todo.
 
Para o coordenador, esse programa demostra a preocupação do Ministério da Saúde e da Fiocruz em garantir que a maior rede de bancos de leite do mundo cresça, não só em quantidade, como em qualidade. “É importante destacar que temos como prioridade, não só a expansão dos serviços, mas a consolidação para assegurar a qualidade do leite ofertado às crianças”, reforça.
 
O Brasil tem a maior e mais complexa rede de banco de leite humano no mundo, com 212 bancos e 110 postos de coleta espalhados por todo país. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) exporta tecnologia e conhecimento para os países da Iberoamérica e África. Só neste ano já foram coletados 112 mil litros de leite humano, que passam pelo processo de pasteurização e adquirem qualidade certificada para serem distribuídos a mais de 123 mil recém-nascidos, principalmente aos que ficam hospitalizados.
 
Essa é mais uma ação inserida na estratégia Rede Cegonha, que vem qualificando e ampliando a assistência às mulheres e aos bebês no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de R$ 3,3 bilhões já foram investidos na Rede Cegonha, que conta com a adesão de mais de 4.800 municípios brasileiros.
 

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial