Pular para o conteúdo principal

Brasil sedia eventos de aleitamento materno e alimentação saudável em 2019

Com o mote 'Amamentação e alimentação complementar saudável: direitos humanos a serem protegidos para a vida', o Rio de Janeiro recebe de 11 a 15 de novembro de 2019 grandes eventos sobre o tema. Ao mesmo tempo, serão realizados encontros nacionais e conferências mundiais, trazendo o diferencial da primeira conferência mundial sobre alimentação complementar. A ideia é enfatizar não só a importância do aleitamento materno, como também de uma alimentação saudável, direitos humanos que devem ser defendidos.
Para Marcos Arana, pesquisador do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição do México, a realização da 3ª Conferência Mundial de Aleitamento Materno no Brasil, em 2019, representa a valorização da América Latina e um reconhecimento da atuação do Brasil, do trabalho da Rede internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan) e iniciativas como a própria legislação brasileira e os bancos de leite: "as contribuições do Brasil e seus pesquisadores ativistas têm sido muito importantes".
De acordo com o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano da Fiocruz, João Aprigio Guerra de Almeida, a expertise que o Brasil construiu, com sua tradição de política nacional de aleitamento materno, autoriza o país a sediar um evento dessa natureza, permitindo que outros países e expoentes internacionais possam conhecer pessoalmente o trabalho do Brasil: "É uma excelente oportunidade de ganho para todos, que vai agregar valor ao trabalho no SUS. Nosso papel, como Fiocruz, ao apoiar um evento como esse, é unir forças com outras instituições", enfatiza.
Precedidos pelo ato público Mil Mães Amamentando, os quatro encontros ocorrerão no Centro de Convenções SulAmérica: XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (XV ENAM), V Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (V ENACS), 3ª Conferência Mundial de Aleitamento Materno (3rd WBC) e 1ª Conferência Mundial de Alimentação Complementar (1st WCFC).
A realização é da Ifbfan, com o apoio da Fiocruz e de universidades públicas. As inscrições para os eventos já estão disponíveis, com descontos até 18 de maio de 2019.  Mais informações sobre a programação, os cursos e as inscrições de trabalhos serão divulgadas no site do Enam.
Convite para o evento
Ibfan
A Rede internacional em Defesa do Direito de Amamentar, conhecida por International Baby Food Action Network (Ibfan), é formada por mais de 270 grupos de ativistas, em aproximadamente 170 países, há quase 40 anos. A rede trabalha em prol do direito de a mulher amamentar, defende o aleitamento materno e compartilha informações para aumentar a consciência mundial sobre a importância da amamentação e da alimentação saudável.
No Brasil, foi fundada em 1983 e está presente em diversas cidades pelo país, realizando um trabalho educativo e de fiscalização, para ajudar a manter a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). Como missão, também busca eliminar as práticas não éticas de marketing de produtos como chupeta, mamadeira, que interferem negativamente na amamentação.
Mil mães amamentando

Evento que marca a abertura dos Encontros nacionais e as Conferências mundiais de Aleitamento materno e Alimentação complementar, Mil mães representa um momento de confraternização para celebrar e compartilhar a cultura da amamentação e da alimentação saudável. O ato público acontecerá no Museu de Arte Moderna (MAM), no dia 11 de novembro de 2019.
ENAMzinho e ENACSquinho

Eventos paralelos ao ENAM e ao ENACS, envolvendo jovens de escolas, do Ensino Fundamental e Médio, onde serão apresentados trabalhos e atividades, desenvolvidos pelos estudantes no decorrer do ano de 2019, nos temas de aleitamento materno e alimentação complementar saudável.
Oficina preparatória
Ao final de 2018, ocorreu, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, no Rio de Janeiro, a primeira oficina preparatória relacionada aos quatros eventos, reunindo mais de 30 pessoas de instituições diferentes.  A oficina também marcou a comemoração simbólica dos 30 anos da criação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras: a NBCAL.
As discussões colocaram em pauta demandas e sugestões ligadas a questões logísticas, financeiras e operacionais dos eventos, incluindo a programação e os eixos temáticos. Também foi abordada a preocupação de inserir temas emergentes, tais quais: alimentação complementar e fortificação, contaminantes, sustentabilidade epigenética, dentre outros. Outro direcionamento foi a inserção da América Latina no evento, em termos de temas, convidados e panoramas internacionais.
Ao longo do encontro, foram apresentadas informações sobre a organização dos eventos, o local de realização, o Centro de Convenções SulAmérica, a identidade visual e o histórico de discussões, de outras reuniões. Para elaboração do plano de trabalho, os participantes da Oficina foram divididos em três diferentes grupos: 1) Executiva/Científica/Financeira/Estrutura; 2) Mil Mães / Enamzinho-Enacsinho; e 3) Cultural/Comunicação. No âmbito internacional, foi realizada uma reunião virtual com coordenadores globais da Ibfan: Patricia Rundall (United Kingdom), Elisabeth Sterken (Canada) e Barbara Nalubanga (Uganda).
A expectativa é que os quatro encontros abordem assuntos envolvendo o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável, divididos em cinco eixos principais: alimentação infantil na agenda global; a alimentação infantil no contexto contemporâneo; ética, direitos e equidade nas questões de alimentação infantil; políticas e práticas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável; e formação e educação em amamentação e alimentação complementar. Estão previstos workshops, mais de 30 mesas-redondas, trabalhos para apresentação, além da comemoração de 40 anos de Ibfan e do Método Canguru. Também serão celebrados os 100 anos da Organização Internacional do Trabalho e dos direitos trabalhistas das mulheres.
Fonte: Fiocruz

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios. — A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal. A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo. — São os princípios éticos desenvolvidos desde a infância que asseguram a autoconfiança nos momentos em que ...

Filha de Júnior Lima sofre doença rara; entenda o que é a síndrome nefrótica

  O cantor Junior Lima e a mulher dele, Mônica Benini, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha deles, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins, levando à perda excessiva de proteínas na urina. “Não costumamos abrir nossa intimidade, ainda mais se tratando de filhos, mas aconteceu algo e julgamos muito importante trazer aqui como um alerta para outras famílias que possam viver algo parecido”. O casal revelou que a doença surgiu na menina como uma alergia no olho que fez a região inchar. Eles procuraram médicos, especialistas e alergistas até chegar ao diagnóstico certeiro de síndrome nefrótica. Na maioria dos casos, a síndrome pode ser congênita (rara) e/ou adquirida por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, autoimunes, diabetes, hepatite ou doenças sistêmicas, como o lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente. Sintomas Inchaço nos tornozelos e nos pé...