Pular para o conteúdo principal

Cientistas desenvolvem exame de sangue capaz de detectar câncer em 10 minutos

Um simples exame de sangue desenvolvido por uma empresa americana de sequenciamento de DNA há sete anos pode ajudar a diagnosticar alguns tipos de câncer. O teste foi criado originalmente para detectar anormalidades genéticas em fetos durante a gravidez — como a síndrome de Down, por exemplo. Mas, quando o DNA aparecia como "anormal" nos testes, essa anomalia não era relacionada ao feto, e sim um câncer no corpo da mãe.
Embora esteja longe de ser a única abordagem para agilizar diagnósticos, esta tem a vantagem de ser minimamente invasiva. Além disso, diferentemente de outros biomarcadores sanguíneos, o DNA tumoral tem uma ligação direta com o tumor, e por isso pode ser muito específico na identificação do câncer. Desta forma, ele é uma ferramente promissora como forma de mapear e monitorar câncer em estágio avançado. É conhecido como uma espécie de "biópsia líquida".
O diagnóstico precoce do câncer aumenta as chances de sobrevivência. A maioria dos tipos da doença só pode ser detectada depois que os sintomas aparecem.
A empresa Grail, responsável pelo exame de sangue, foi fundada no Vale do Silício, nos Estados Unidos, em 2016. A companhia tem como objetivo identificar variados tipos de câncer por meio do exame de sangue antes que os sintomas se manifestem. Os testes analisam o plasma livre de células para encontrar fragmentos do DNA tumoral circulante descartado pelas células cancerígenas.
A detecção precoce é um obstáculo mais difícil. No início, quando o tumor é pequeno, não há tanto DNA tumoral para detectar. As mulheres que a empresa identificou como tendo câncer estavam todas em estágio avançado, e não no estágio inicial.
Formação do câncer
O câncer começa essencialmente quando o DNA de uma célula normal sofre mutação ou é alterado. A partir desse ponto, a célula se multiplica com alta frequência, e forma-se uma massa ou tumor de células anormais. Uma parte das células invariavelmente morre e “derrama” material genético na corrente sanguínea, misturando-se com grandes quantidades de fragmentos de DNA provenientes da morte de células normais.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF Responde: Tuberculose

  No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, data que reforça a importância da conscientização sobre uma das doenças infecciosas mais antigas e ainda presentes no mundo. Segundo dados do  Ministério da Saúde , o Brasil registrou cerca de 84 mil novos casos em 2025, o maior número das últimas duas décadas. Fatores como a desigualdade social, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e   o abandono do tratamento contribuem para o avanço da doença. O problema também é agravado pela disseminação de desinformação sobre vacinas e doenças infecciosas, o que dificulta o enfrentamento da tuberculose e retarda o diagnóstico precoce — essencial para interromper a cadeia de transmissão. Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas. Apesar de ter cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a tube...

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

NBR 6028:2021 atualizada

 

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/