O carnaval só começa daqui um mês, mas os fins de semana já estão tomados por blocos que animam o Rio. Mas não basta vestir a fantasia e ir para a rua. Para conseguir aproveitar a folia até março, é preciso tomar alguns cuidados desde já.
— A purpurina pode provocar reações alérgicas na pele. O ideal é que as pessoas deem preferência a produtos dermatologicamente testados e maquiagens hipoalergênicas que tenham brilho. Se os foliões quiserem usar a purpurina mesmo assim, o que eu indico é testar dias antes, colocando pequenas quantidades no braço e observar se haverá algum tipo de reação como vermelhidão ou coceira — orienta a dermatologista Ana Carolina Sumam.
Quem não tem um bom preparo físico para a maratona carnavalesca deve reforçar a musculatura das pernas. O presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), Breno Caiafa, dá algumas dicas para relaxar os membros inferiores:
— Se o folião terminar o dia com câimbras, dores nas pernas e pés, ou inchaço nas pernas, deve antecipar e aumentar o período de repouso com as pernas elevadas, podendo realizar massagens com drenagem, aplicação de compressas geladas e esperar a completa recuperação antes de voltar a festejar.
Outro ponto de atenção é a alimentação.
— Nesta época as pessoas perdem bastante líquido por causa da alta temperatura e da movimentação. A regra básica é manter o corpo hidratado com sucos de frutas, água de coco ou água, pois além de ingerir líquidos estará suprindo a falta de minerais. Como se gasta muita energia, o certo é comer carboidratos para repor — finaliza Samara Lopes, nutricionista da clínica Renewmed.




Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário