Pular para o conteúdo principal

Obsessão por dieta saudável: um novo transtorno à vista

Parece estranho, mas a busca por uma dieta saudável pode ser sinal de doença e até prejudicar a saúde. Isso ocorre quando nutrientes e procedência de cada comida são rigorosamente analisados e só entra no prato o que é considerado ‘puro’ e livre de qualquer perigo. Tal obsessão é conhecida por ortorexia, um novo distúrbio alimentar.

O problema está no conceito de ‘saudável’, que não segue padrões científicos, mas é criado pelo próprio portador do mal. “A pessoa busca regras alimentares auto-impostas que vão além da boa dieta. Ela restringe cada vez mais os alimentos considerados saudáveis, baseando-se em critérios nada científicos”, diz o psiquiatra Alexandre Pinto de Azevedo, do Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria da USP.

Frutas e legumes saudáveis podem ser banidos da dieta se forem considerados geneticamente modificados ou tiverem agrotóxicos. De acordo com Lara Natacci, especialista em comportamento alimentar, o ortoréxico evita comer fora de casa (frequentemente, ‘interroga’ o garçom sobre a procedência da comida) e, quando vai ao mercado, passa horas analisando cada rótulo. 

Além disso, repreendem pessoas que não seguem os mesmos padrões e curtem um fast food, por exemplo. “Eles preferem alimentos orgânicos, sem traço de aditivos. Preferem não comer a ingerir algo que consideram errado e, quando isso ocorre, sentem culpa”, disse Lara. 


Ela alerta que a restrição exagerada e sem acompanhamento de um profissional pode privar a pessoa de nutrientes essenciais e causar doenças. Segundo Lara, problemas como desnutrição, anemia, perda de peso, de massa muscular e até desânimo e depressão podem aparecer. “A pessoa acaba se isolando socialmente, porque evita sair com amigos para comer”.

PERSONALIDADE OBSESSIVA 

Ao contrário da anorexia e da bulimia, a ortorexia não é a restrição alimentar na tentativa de perder peso. De acordo com Azevedo, o ortoréxico não tem problema com a imagem corporal, e a preocupação é só a dieta saudável.

Ele diz acreditar que a origem do probelma seja predisposição genética. Em alguns casos, o portador da doença apresenta personalidade obsessiva, com tendência a ser extremamente organizado e ligado a regras e listas.

O psiquiatra explica que a sobrecarga de informações sobre alimentação saudável, a divulgação de dados incorretos e preocupação exagerada com prevenção de doenças também podem desenvolver o mal.

O especialista destaca que o tratamento é feito com nutricionista e psicoterapia, com o objetivo de quebrar a falsa ideia de dieta saudável e de mudar o padrão alimentar. A ortorexia foi criada em 1997, pelo médico norte-americano Steve Bratman, especialista em medicina alternativa. O transtorno do comportamento alimentar ainda não foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.

Opção por comer apenas vegetal cru

No Brasil, já há cerca de cinco mil seguidores do crudivorismo, uma linha do vegetarianismo que consome apenas frutas e vegetais crus. O comportamento, mesmo pouco difundido, conta com número crescente de adeptos.

Um é o escritor Eduardo Corassa, 29 anos. Há sete anos, ele aderiu ao método e relata mais disposição e menor frequência de doenças, como gripe. “Como dois quilos de frutas no almoço e a mesma quantidade de vegetais na janta e me sinto mais disposto”.

FAÇA O TESTE

1 Gasta mais de três horas por dia pensando em alimentos saudáveis?
2 Planeja hoje a alimentação de amanhã?
3 Preocupa-se mais com a qualidade da comida do que com o prazer em comê-la?
4 Percebe que, à medida que a qualidade de sua dieta melhorou, a de sua vida piorou?
5 Está mais restrito a si mesmo?
6 Deixa de experimentar alimentos que você já desejou em favor de alimentos que você acredita que são corretos?
7 Sente melhora na autoestima enquanto come alimentos “saudáveis”?
8 Observa criticamente aqueles que não seguem essa dieta?
9 Sente-se culpado quando ingere alimentos de que você gosta, mas que não estariam em sua dieta?
10 Sua dieta isola você socialmente?
11 Quando come da forma como acha que deveria, tem uma sensação de total controle?

Fonte: O DIA

Comentários

Postar um comentário

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios. — A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal. A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo. — São os princípios éticos desenvolvidos desde a infância que asseguram a autoconfiança nos momentos em que ...

Filha de Júnior Lima sofre doença rara; entenda o que é a síndrome nefrótica

  O cantor Junior Lima e a mulher dele, Mônica Benini, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha deles, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins, levando à perda excessiva de proteínas na urina. “Não costumamos abrir nossa intimidade, ainda mais se tratando de filhos, mas aconteceu algo e julgamos muito importante trazer aqui como um alerta para outras famílias que possam viver algo parecido”. O casal revelou que a doença surgiu na menina como uma alergia no olho que fez a região inchar. Eles procuraram médicos, especialistas e alergistas até chegar ao diagnóstico certeiro de síndrome nefrótica. Na maioria dos casos, a síndrome pode ser congênita (rara) e/ou adquirida por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, autoimunes, diabetes, hepatite ou doenças sistêmicas, como o lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente. Sintomas Inchaço nos tornozelos e nos pé...