Pular para o conteúdo principal

Estrelada por Zico, campanha contra câncer de pênis indica água e sabão

Zico estrela campanha (Foto: Udo Kurt/Lado a Lado/Sociedade Brasileira de Urologia)

O ex-jogador de futebol Zico, atual treinador do time Al-Gharafa, do Qatar, está estrelando uma campanha da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) contra o câncer de pênis, que será realizada entre esta sexta-feira (27) e domingo (29) na região Nordeste, onde há uma maior incidência de casos no país.
Em vídeo, Zico diz: "Você sabia que o pênis pode ter câncer? E a boa notícia é que a doença pode ser prevenida lavando o pênis todos os dias. Puxe a pele para trás e lave com água e sabão. Se você não conseguir puxar a pele para trás ou notar alguma ferida, procure um urologista. Câncer de pênis – água e sabão é a melhor prevenção".
O objetivo da ação, que está na quarta edição e é feita em parceria com o Instituto Lado a Lado Pela Vida, é orientar a população das cidades de João Pessoa (PB), Recife e Garanhuns (PE), Fortaleza e Reriutaba (CE) e Teresina (PI). Cerca de cem urologistas voluntários, vindos de várias cidades, vão fazer atendimento clínico e cirúrgico de baixa complexidade em hospitais públicos, além de esclarecer os pacientes sobre o assunto, com o uso de vídeo e folders explicativos.
Segundo o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, o câncer de pênis é um dos poucos que se podem evitar. Basta lavar o órgão com água e sabão, puxando o prepúcio – pele que encobre a glande, na extremidade do membro. Essa higiene deve ser feita principalmente após as relações sexuais ou a masturbação.
Além disso, é preciso usar sempre preservativo durante o sexo e fazer cirurgia em caso de fimose ou de pele sobrando na ponta do pênis, o que também favorece infecções pelo vírus do papiloma humano (HPV). Os médicos recomendam, ainda, fazer um autoexame mensal para ver se há alguma ferida ou alteração no órgão – em caso positivo, é importante procurar um urologista imediatamente.
Sintomas, diagnóstico e tratamento
Entre os principais sintomas do câncer de pênis, estão: perda de pigmentação ou manchas esbranquiçadas no órgão; feridas e caroços com secreção e mau cheiro, que não desapareceram após tratamento; ínguas na virilha e inflamações prolongadas com vermelhidão e coceira.

Os fatores de risco para a doença são: fimose, acúmulo de secreção branca (chamada esmegma) resultante da descamação das células, má higiene e situação econômica e educacional precária.
O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento desse tipo de câncer e uma eventual amputação do pênis, o que pode trazer consequências físicas, sexuais e psicológicas para o homem. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), porém, mais da metade dos pacientes demora até um ano após aparecerem as primeiras lesões para procurar um médico.
A cirurgia é o tratamento mais frequente, mas também pode ser indicada químio ou radioterapia.
Casos no Brasil e no mundo
De acordo com o Inca, o câncer de pênis representa 2% de todos os tipos de tumores que atingem o homem, e é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Segundo o Datasus, banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), há cerca de mil amputações de pênis por ano no país.

A maior incidência desse câncer no mundo ocorre na Índia, com 3,32 casos para cada 100 mil habitantes. A menor taxa é vista entre os judeus nascidos em Israel, com números próximos a zero. Nos EUA, a incidência é de 0,2 caso por 100 mil habitantes.
Programação da campanha
Recife (PE) – dia 27, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Instituto Médico Integrado (Imip) Professor Antônio Figueira

Teresina (PI) – dia 27, das 7h30 às 9h30, e dia 30, das 9h às 12h
Hospital São Marcos

João Pessoa (PB) – dia 28, das 8h30 às 12h
Hospital Municipal Santa Isabel e Centro Médico de Praça Caldas Brandão, Jardim das Ácacias

Garanhus (PE) – dia 28, das 9h às 12h
Hospital Dom Moura

Fortaleza (CE) – dia 28, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Santa Casa de Misericórdia

Reriutaba (CE) – dia 28, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Hospital Rita do Vale Rego




Comentários

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil; atendimento por causa da doença cresce entre jovens

                        Administrador de empresas, Luciano foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022 — Foto: Arquivo Pessoal Luciano Ferreira, de 50 anos, só foi ao médico porque estava prestes a perder o plano de saúde. Procurava resolver um problema no estômago, mas saiu do consultório com outro pedido de exame: o PSA, marcador usado para rastrear o câncer de próstata. O tumor foi descoberto em 2022, ainda no início e, poucos meses depois, Luciano passou por cirurgia para retirar a próstata, a prostatectomia radical. Não precisou de quimioterapia nem radioterapia. “Tive sorte e diagnóstico precoce. Estou há três anos em remissão (sem sinal da doença). Hoje entendo que exame de rotina não é exagero, é cuidado com a vida”, resume. Crescimento entre homens mais jovens 📊 Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passand...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Crioablação: Nova técnica em teste para tratar o câncer de mama usa congelamento; entenda

Crioablação, em teste do Hospital de Amor de Barretos, usa congelamento em tumores de até 2 cm na mama — Foto: Reprodução/EPTV O Hospital de Amor em Barretos (SP) é um dos dez centros de saúde no estado de São Paulo a participar de um estudo de fase 3, ou seja, em larga escala, que testa uma nova técnica de combate ao câncer de mama. A pesquisa avalia a eficácia da crioablação, procedimento que utiliza temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir as células responsáveis pelo tumor no seio. O Hospital do Coração (HCor), em São Paulo (SP), é o principal responsável pelo estudo e conta com a participação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital da Mulher, Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Faculdade de Medicina de Jundiaí e Hospital Santa Marcelina, além do Hospital de Barretos, entre outras unidades. Até agora, os estudos anteriores demonstraram resultados promissores e seguros, principalmente para pacientes com tumores ...