Pular para o conteúdo principal

Operações plásticas estão acontecendo cada vez mais cedo

Cada vez mais cedo a sala de cirurgia recebe pacientes jovens e os motivos para enfrentar um procedimento cirúrgico, ainda na adolescência, são muitos: o bullying ou até mesmo a vaidade. Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) revelam que o número de cirurgias plásticas em adolescentes entre 14 e 18 anos mais do que dobrou em quatro anos, saltou de 37.740 procedimentos em 2008 para 91,1 mil em 2012 (141% a mais).
 Segundo a SBCP, no mesmo período, o número total de plásticas em adultos subiu 38,6% (saindo de 591.260 para 819,9 mil procedimentos) o que significa que as cirurgias no público jovem cresceram em um ritmo 3,5 vezes maior. As operações mais realizadas nas meninas são lipoaspiração e implante de silicone nas mamas. Nos meninos é mais frequente a cirurgia de correção de orelhas de abano e a ginecomastia (redução das mamas que crescem demais). 
Para o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti, membro das sociedades brasileira e norte-americana de cirurgia plástica, o procedimento é válido quando tiver um efeito psicológico, com o objetivo de aumentar a autoestima, por exemplo. Caso vivido pela adolescente Beatriz Corrêa, de 14 anos, que passou pela cirurgia para corrigir um desvio de septo e aproveitou para fazer uma rinoplastia (cirurgia para ajustar o tamanho do nariz).
“A plástica mudou minha auto-estima e segurança, além da harmonia do rosto. Confesso que tive medo, mas procurei todas as informações possíveis sobre a cirurgia. Era uma correção que há muito tempo queria fazer e estou completamente satisfeita com o resultado”, explica. 
O coordenador médico do Centro Cirúrgico do Hospital de Clínicas Niterói, Eduardo Duarte, diz que não existe uma norma que defina qual a idade mínima para se submeter à cirurgia plástica
“Na verdade os cuidados para se determinar a melhor época para se submeter a uma cirurgia plástica vai depender de cada paciente, de suas reais necessidades, vontades, atreladas a maturidade e desejos justificados”, avalia.
Ele também informa que, em alguns casos, é necessário esperar o tempo certo.
“A otoplastia (correção de orelhas em abano) está indicada a partir dos cinco anos; uma rinoplastia a partir dos 16 anos; e a lipoaspiração e mamaplastia a partir dos 18 anos. Existem casos especiais como a operação de uma menina de 13 anos que era portadora de gigantomastia (crescimento exagerado das mamas). Neste caso, além dos distúrbios psicológicos, a paciente apresentava alterações em coluna lombar e cervical devido ao peso das mamas. Trata-se de uma exceção a regras, que foi tratado de forma multidisciplinar. O resultado foi um trabalho realizado em conjunto com o cirurgião plástico, paciente, psicólogo, ortopedista, pediatra e os responsáveis”, constata.
Segundo dados da SBCP, nessa época do ano a procura pelas cirurgias aumenta em média 60%.
 “Na verdade existem fatores que levam ao crescimento do número de cirurgias plásticas nessa época do ano, pois além do benefício por um clima mais frio, as limitações impostas pelo pós-operatório fazem com que a garantia do verão com praia e atividades físicas não fiquem prejudicadas. O uso de cintas moderadoras também contribui para a decisão”, ressalta Ricardo Cavalcanti.

Avaliação – O cirurgião Ricardo Cavalcanti lembra que antes de se submeter a uma cirurgia é necessário que o paciente realize uma série de exames.
“O jovem precisa fazer uma radiografia do rosto, tomografia computadorizada e avaliação com otorrinolaringologista, que também irá avaliar a necessidade do procedimento. Para evitar decepções após a plástica, o cirurgião plástico recomenda que o especialista converse abertamente com o jovem sobre as possibilidades de conseguir o resultado esperado, com o objetivo de não vender uma ilusão ou até mesmo encaminhá-lo a um psicólogo”, orienta.
Para o especialista Eduardo Duarte a decisão de fazer uma cirurgia plástica deve ser avaliada com muita atenção.
“Os jovens querem ser respeitados e ouvidos. É uma fase que o companheirismo com atenção faz com que o turbilhão de dúvidas que esses adolescentes enfrentam tornem-se suaves”, diz o especialista. 

Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios. — A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal. A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo. — São os princípios éticos desenvolvidos desde a infância que asseguram a autoconfiança nos momentos em que ...

Filha de Júnior Lima sofre doença rara; entenda o que é a síndrome nefrótica

  O cantor Junior Lima e a mulher dele, Mônica Benini, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha deles, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins, levando à perda excessiva de proteínas na urina. “Não costumamos abrir nossa intimidade, ainda mais se tratando de filhos, mas aconteceu algo e julgamos muito importante trazer aqui como um alerta para outras famílias que possam viver algo parecido”. O casal revelou que a doença surgiu na menina como uma alergia no olho que fez a região inchar. Eles procuraram médicos, especialistas e alergistas até chegar ao diagnóstico certeiro de síndrome nefrótica. Na maioria dos casos, a síndrome pode ser congênita (rara) e/ou adquirida por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, autoimunes, diabetes, hepatite ou doenças sistêmicas, como o lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente. Sintomas Inchaço nos tornozelos e nos pé...