Projeto de extensão da UFF entrega perucas a mulheres com quedas graves de cabelo
O cabelo, para a mulher, representa algo muito importante. Para algumas, no entanto, ele acaba saindo de cena por conta de problemas de saúde. É o caso de quem tem alopecia grave ou passou pela quimioterapia após um câncer diagnosticado. Pensando nisso, Camila Figueroa, ex-aluna de medicina da UFF, criou um projeto que visa entregar perucas de cabelo humano para essas mulheres. Após o sucesso da edição de 2018, o Amor em Cada Fio se tornou um projeto de extensão da faculdade e vai para o segundo ano seguido. O evento acontece na quarta-feira (07), no auditório do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap).
Este ano, além da entrega das perucas (confeccionadas pela empresa Di Milesi), serão realizadas oficinas e palestras. Uma delas é com a Dra. Maria Fernanda Gavazzoni, dermatologista, que vai orientar sobre como cuidar dos cabelos. Outra presença confirmada é o Espaço Juliana Paes, parceiro de maquiagem do projeto. A seleção das mulheres que vão receber as perucas é simples: caso ela queira participar e seja paciente do Huap, está apta. Desde 2018, foram recebidas cerca de 800 mechas de cabelo, e realizados, aproximadamente, 400 cortes gratuitos com intuito de arrecadar fios para confecção das perucas.
- A ideia era de ser um trote diferente para os calouros de medicina, proporcionando um dia com cabeleireiros disponíveis para que eles cortassem o cabelo e doassem. Faz parte do trote cultural. Inicialmente, doaríamos para uma instituição. Mas, teve tanta mobilização, que resolvemos fazer as perucas para que a gente pudesse entregar. As pessoas continuaram doando durante todo o ano. Tivemos um total de 546 mechas no dia do corte esse ano, em março. O Amor em Cada Fio conta com apoio dos alunos da Faculdade de Medicina da UFF, e muitas pessoas acreditaram no projeto -, explica Camila.
O Amor em Cada Fio nasceu no ano passado, não atendendo apenas pacientes com câncer, mas também aquelas que têm alguma doença grave no couro cabeludo (alopecia). O Huap, inclusive, é o único hospital em Niterói que tem um ambulatório que trata especificamente desta enfermidade. Desde o ano passado, foram arrecadadas cerca de 800 mechas de cabelo. O objetivo, segundo a idealizadora, é aumentar a auto estima das pacientes que participam do evento: “É para ser um dia especial, que elas possam esquecer o sofrimento. Um dia de princesa, para serem mimadas, abraçadas, beijadas. É mais que dar uma peruca”.
Unidade de Comunicação Social (UCS)
Fonte: Huap Notícias
Comentários
Postar um comentário