O tempo seco e frio demanda mais atenção e cuidados com a hidratação da pele. A pele fica mais seca no inverno, explica a dermatologista e consultora do Bem Estar Márcia Purceli, e alguns fatores contribuem para a pele ressecada:
- Temperaturas mais frias
- Umidade do ar baixa
- Menor transpiração do corpo
- Banhos mais quentes e demorados
- Durante o inverno, algumas doenças são mais recorrentes por causa do ressecamento da pele, como a dermatite seborreica (caspa), dermatite atópica e psoríase. “A palavra-chave no tempo seco e frio é a hidratação. A pele tem que ser bem tratada sempre”, alerta a dermatologista.
- Para evitar o ressecamento da pele, algumas atitudes podem ajudar, como um banho de cinco minutos, morno, com pouco sabonete, sem bucha e apenas uma vez ao dia. Após o banho, use hidratante, pois a água quente faz os poros ficarem mais abertos e a penetração do produto é melhor.
A ação do hidratante
Como age o hidratante no nosso corpo? Ele penetra em todas as camadas da córnea, a camada mais externa da pele, e dá mais aderência aos tecidos. Ele lubrifica os tecidos e dá mais firmeza.
Loção e creme são as opções mais indicadas. A loção é mais aguada e é boa para quem tem pelos. Já o creme é mais potente e melhor para quem tem a pele mais seca. O hidratante de banho não é indicado, assim como o óleo.
Podemos usar o mesmo hidratante no rosto e no corpo? Segundo a dermatologista, não. Isso porque os hidratantes indicados para o corpo são muito pesados para o rosto e podem deixar a pele oleosa e formar espinhas. E para quem tem pele oleosa, a dica é usar hidratantes oil free. “A condição das nossas glândulas sebáceas no rosto é diferente do corpo”, alerta Márcia Purceli.
Fonte: G1
Comentários
Postar um comentário