Pular para o conteúdo principal

Brasil chega a 1.845 casos de sarampo e Ministério da Saúde recomenda vacinação aos seis meses

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira um novo balanço do sarampo no Brasil. Até dia 18 de agosto, foram confirmados 1.845 da doença no país, dos quais 1.680 são considerados ativos.
São Paulo concentra 98,9% dos diagnósticos — 1.662 casos ativos —, seguido por Rio de Janeiro (6) e Pernambuco (4). Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí apresentaram um caso confirmado. No total, a doença foi diagnosticada em 88 municípios brasileiros.
De acordo com o Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, não há casos de mortes por sarampo este ano.
Como forma de combater o avanço do sarampo no país, Oliveira anunciou que todos os bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias estão com a indicação de tomar a "dose zero" da tríplice viral. A única ressalva é que ela seja dada com pelo menos 30 dias de diferença da primeira dose, aplicada aos 12 meses. A princípio, a ação deve durar cerca de três meses e alcançar 1,4 milhão de crianças.
— Já tínhamos indicado a dose zero para crianças que viajariam para municípios com o surto e resolvemos ampliar. Estamos fazendo uma ação preventiva por causa dos números de casos neste público — disse.
Mas, de acordo com o secretário, não há necessidade de uma corrida aos postos de saúde. Ele garantiu que há doses suficientes nos municípios para iniciar este reforço. As crianças com menos de um ano de idade são o segundo grupo mais afetado pelo surto de sarampo, ficando atrás apenas dos jovens de 20 a 29 anos.
Não há recomendação para vacinar crianças com menos de seis meses. Para diminuir as chances de infecção pelo vírus do sarampo, os pais devem evitar a exposição de bebês nesta faixa etária a locais com grande concentração de pessoas, principalmente em municípios com surto ativo.
Outra medida anunciada pelo Ministério da Saúde é a vacinação de bloqueio em até 72 horas depois de um caso de suspeita de sarampo. Isto significa que, quando um paciente for atendido com suspeita da doença, pessoas que tiveram contato direto com ele devem receber a dose de imunização, mesmo que já tenham as duas doses na carteira de vacinação.
— Se a partir do primeio caso fizemos a ação de bloqueio, impedimos a disseminação e circulação do sarampo para pessoas suscetíveis. Em paralelo, protegemos crianças menores de um ano contra casos graves e óbitos, e antecipamos as ações de rotina — afirmou Oliveira.
De acordo com dados apresentados pelo secretário, de janeiro a julho deste ano foram distribuídas 10.509.826 vacinas contra o sarampo para onze estados brasileiros. Questionado sobre a possibilidade de compras de mais vacinas junto à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Oliveira afirmou que parte de doses distribuídas para São Paulo foram compradas do órgão.
— Estamos realizando a aquisição de mais imunobiológicos. Distribuímos para São Paulo um volume significativo, foram mais de sete milhões de doses. O consumo nacional é de 2,3 milhões de doses. Então este adicional já foi de aquisições realizadas. Temos trabalhado com os laboratórios para adquirirmos mais — respondeu o secretário.

Doença altamente contagiosa

O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa, transmitida por via respiratória. Seu período de incubação, aquele em que a pessoa não apresenta sinais nem sintomas, é de cerca de dez dias. Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus mesmo antes do aparecimento das manchas vermelhas, o sintoma mais visível.
O período de transmissão é de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas vermelhas, e até quatro dias depois de elas terem sumido. Após o diagnóstico, a vítima deve ficar isolada por pelo menos quatro dias, pois pode transmitir a doença para outras 18 pessoas, em média.
No quadro clássico, o sarampo causa febre, tosse, coriza e conjuntivite, além das manchas vermelhas no corpo. Mas pode causar, ainda, otite e complicações mais graves, como pneumonia e manifestações neurológicas como encefalite. Segundo especialistas, não é "uma simples virose", e a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção da doença.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil; atendimento por causa da doença cresce entre jovens

                        Administrador de empresas, Luciano foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022 — Foto: Arquivo Pessoal Luciano Ferreira, de 50 anos, só foi ao médico porque estava prestes a perder o plano de saúde. Procurava resolver um problema no estômago, mas saiu do consultório com outro pedido de exame: o PSA, marcador usado para rastrear o câncer de próstata. O tumor foi descoberto em 2022, ainda no início e, poucos meses depois, Luciano passou por cirurgia para retirar a próstata, a prostatectomia radical. Não precisou de quimioterapia nem radioterapia. “Tive sorte e diagnóstico precoce. Estou há três anos em remissão (sem sinal da doença). Hoje entendo que exame de rotina não é exagero, é cuidado com a vida”, resume. Crescimento entre homens mais jovens 📊 Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passand...

Anvisa suspende lote de paracetamol e de outros 3 remédios de laboratório

Quatro medicamentos produzidos pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A. tiveram lotes suspensos por determinação da Anvisa, entre eles o Paracetamol 500 mg, indicado para febre e alívio de dores. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20). O lote 1998101 do Paracetamol 500 mg, com validade em 11/2015, foi suspenso depois que um consumidor contatou o Procon para denunciar  que havia um parafuso no lugar de um dos comprimidos, em uma das cartelas do medicamento. Após notificação do Procon, o laboratório já iniciou o recolhimento voluntário do lote, que foi distribuído em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. O medicamento Cetoconazol 200 mg, indicado para tratamentos de infecções por fungos ou leveduras, teve suspenso o lote 1048105, com validade em 6/2015.  O motivo da suspensão foi uma queixa de um consumidor feita ao SAC do laboratório. Ele afirmou que encontrou um outro medicamento, o Atenolol 100 mg, na cartela do Cetocona...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...