Pular para o conteúdo principal

Semana Mundial de Amamentação no Rio traz alertas sobre dificuldades para amamentar e falta de apoio paterno

Fotografia de 2017 do período de amamentação — Foto: Divulgação


Semana Mundial da Amamentação, comemorada de 1º a 7 de agosto, chama atenção de pais e de todos aqueles que convivem com bebês sobre as dificuldades que englobam o aleitamento materno. No Rio, vários eventos trazem palestras e orientações sobre o tema.

O termo “maternidade real” busca representar todos os lados de ser mãe: tantos as dificuldades que “ninguém conta” como todas as sensações e experiências enfrentadas por essas mulheres.

Em comemoração à data, o Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, promove o “Primeiro Encontro Falando em Família”. O evento, que acontece de 5 a 11 de agosto, oferece palestras, cursos e conversas sobre o tema, além da amamentação e inclusão social. (confira programação no fim da reportagem)

A Secretaria de Estado de Saúde oferece aos profissionais da saúde, a partir das 9h desta quarta-feira (7), o XXV Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação no Hospital dos Servidores do Estado, em Saúde, Centro do Rio. O encontro promove debates sobre o empoderamento das mães e pais no aleitamento materno. 

Nesta quinta-feira (8), das 10h às 14h, o São Gonçalo Shopping recebe o “Mamaço”. A atividade pretende criar um espaço de diálogo com as mães e responsáveis sobre a amamentação em livre demanda.

Ações voltadas para o aleitamento também acontecem em hospitais de São Gonçalo. Na terça-feira (13), a Clínica Municipal Gonçalense, no bairro Mutondo, vai receber atividades a partir das 9h. Na quinta-feira (15), a programação do Polo Sanitário Rio do Ouro começa às 8h30 e, na USF Coelho, a partir das 13h.

A presença do pai no apoio à amamentação será discutida, de 11 a 15 de novembro, no XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno. O debate acontecerá no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Sul América. Para se inscrever, é necessário se inscrever no site https://enam.org.br/index.php.

Dificuldades com a amamentação

Em entrevista ao G1, mães contaram que a falta de leite e conhecimento, desconforto, pânico, enjoos, transtornos e decepção são alguns dos principais problemas enfrentados durante o período de aleitamento.

Para a dentista e estudante de medicina Gabriela Ferreira Carvalho, de 30 anos, o processo de amamentação foi curto por conta da pouca produção de leite. Ela é mãe solo e cuida do bebê de três meses, que tem alimentação exclusiva em mamadeira.

O professor de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcus Renato explicou que a presença paterna é crucial no período da amamentação. Segundo ele, quando a licença paternidade é maior, também aumenta o tempo em que o bebê se alimenta com o leite materno.

"Estudos mostram que mães que não podem contar com a atuação do pai da criança logo depois do parto têm mais problemas de saúde do que mães que têm a presença do pai. Os pais de hoje são diferentes dos pais das gerações de 30, 40 anos atrás. Eles estão mais conscientes e percebem o papel que têm na formação da criança e na amamentação", afirmou Marcus Renato.

Como uma forma de ajudar e informar outras mães, a apresentadora, youtuber e mãe de gêmeos Chris Nicklas, de 52 anos, criou o site “Amamentar É”, onde escreve sobre parto e pós-parto, amamentação, gravidez, entre outros temas. O objetivo do portal é compartilhar os desafios diários da maternidade.

“Eu não tinha informação sobre aleitamento materno. Existe uma expectativa das mulheres que, quando o bebe nasce, elas vão ter, instintivamente, uma noção do que fazer, de como amamentar, de como cuidar de um bebê. Só que nós não somos uma geração de mulheres que na sua formação não teve esse preparo, somos preparadas para o mercado de trabalho, e não para a maternidade”, disse a apresentadora.

A youtuber contou que, enquanto amamentava os filhos gêmeos, teve um colapso nervoso.

Com dificuldades para amamentar na primeira semana após o nascimento do filho, a administradora Mariana Andrade, de 23 anos, contou que há uma espécie de “camuflagem das maravilhas da maternidade”.

“Antes de engravidar não procurava saber sobre maternidade, e o que me contavam era só o lado bom, ainda romantizam muito a maternidade. Na primeira semana [de amamentação] foi difícil, porque eu e ele tínhamos que nos acostumar, mas fomos pegando nosso jeitinho e foi dando certo. Pretendo amamentar o máximo que eu puder”, disse a administradora.

A psicóloga e consultora de amamentação Bianca Balassiano ressaltou que as informações divulgadas sobre a maternidade são seletivas e, consequentemente, muitas mães sofrem diversas decepções.

Para ela, a sociedade entende o aleitamento e todos os processos da maternidade como uma forma exclusiva de responsabilidade da mãe.

“Eu vejo a maternidade uma coisa muita idealizada, lugar de muita cobrança, de muita perfeição e muita dedicação que fica em cima de uma pessoa só. O compartilhamento desse cuidado pode tornar toda essa vivencia e experiência mais leve”, alertou a psicóloga.

Mães relatam dificuldades em amamentar na Semana Mundial de Amamentação Mães relatam dificuldades em amamentar na Semana Mundial de Amamentação

Programação do Primeiro Encontro Falando em Família
6 de agosto

Tema: “Amamentação: um processo promotor da autonomia do bebê”

  • 17h – Curso: Amamentação – Dra. Ana Heloisa Gama, médica pediatra
  • 18h – Palestra: Amamentação: processo promotor da autonomia do bebê – Bianca Balassiano – Psicóloga Perinatal
  • 19h – Convidados para o painel de debate: Bianca Balassiano (psicóloga), Ana Paula Viana (fonoaudióloga), Ana Paula Viana (fonoaudióloga), Renata Correa (Diretora de Gente e Performance da Aliansce Shopping Center)

7 de agosto

Tema: “Família e inclusão social. Criança especial: igualdades e diferenças”

  • 17h - Curso: Shantala – Carol Saggioro, instrutora de Shantala e consultora em amamentação
  • 18h - Palestra: Juliana Oliveira, apresentadora do Programa Especial do Canal Brasil
  • 19h - Convidados para o painel de debate: Denise Aragão (Mundo Azul), Débora Azulay (médica), Duda Vaisman (diretor da série “Eu sou assim” do canal GNT)

8 de agosto

Tema: “Infância e tecnologia”


  • 17h - Curso: Oficina do Sono – Bia Rangel, educadora integrativa do sono infantil)
  • 18h - Palestra: Infância e tecnologia – Lais Fleury, coordenadora do projeto “Criança e natureza” do Instituto Alana
  • 19h - Convidados para o painel de debate: Lais Fleury (psicóloga), Maria Teresa Moura (diretora da Escola Sá Pereira), Flávia Lins (escritora autora de livros infantis)

9 de agosto


Tema: “A família no século XXI”

  • 17h - Curso: Curso de reciclagem de avós – Dra. Ana Heloisa Gama
  • 18h - Palestra: A maternidade na contemporaneidade -Chris Nicklas
  • 19h - Convidados para o painel de debate: Gilberto Scofield (jornalista), Reginaldo Freire (pediatra neonatalogista), Leticia Muhana (jornalista carioca. Mãe de filho adotivo)

10 de agosto

Tema: “Pais e filhos. Os limites dessa relação em tempo de aceleração”

  • 17h - Curso: Introdução alimentar – Michelle Bento, nutricionista materno/infantil
  • 18h - Palestra: Lais Fontenelle, psicóloga responsável pelo departamento de psicologia da Escola Eleva
  • 19h - Convidados para o painel de debate: Lais Fontenelle (psicóloga), Maria Corrêa Oliveira (psicanalista), Antonia Leite Barbosa (jornalista)

11 de agosto

Tema: “Novas paternidades”

  • 17h - Palestra Premium com o Dr. Daniel Becker sobre a “Parentalidade no século XXI”, com um foco no novo pai que surge na nossa cultura.
  • 18h - Painel de debate sobre novas paternidades com a participação do Dr. Daniel Becker, Maria Luiza de carvalho (psicóloga) e o Dr. Marcus Renato de Carvalho, (médico pediatra)

Serviço
Quando: 5 a 11 de agosto, a partir das 17h

Onde: Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca / Praça de Eventos – 1º Piso

Quanto: gratuito

Vagas Limitadas: www.viaparqueshopping.com.br


Programação do XXV Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação

  • 8h30: Credenciamento
  • 9h: Mesa de abertura
  • 9h30: “Empoderar os Pais e as Famílias para Favorecer a Amamentação” com prof. José Dias Rego
  • 10h15: Divulgação do ENAM/ENACS 2019 e entrega de certificados aos alunos ganhadores do concurso para escolha da mascote do ENAMzinho - Drª Maria Inês Couto de Oliveira – Presidente do ENAM/ENACS
  • 10h30: Mesa-redonda – Desafios da Assistência à Amamentação no Estado do Rio de Janeiro

Moderadora: Dra Carmen Elias

Palestrantes: Renata Kauffman, Nina Savoldi, Danielle Vieira Brandão e Marcelo da Silva Costa

  • 12h30: Encerramento

Serviço

Quando: 7 de agosto, a partir das 9h

Onde: Rua Sacadura Cabral, 178 - Saúde - Auditório do Hospital dos Servidores do Estado

Quanto: gratuito

Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários ...

Histerectomia: quando a remoção do útero é necessária e quais problemas ela pode trazer para a saúde física e mental

  As indicações de cirurgia de remoção do útero (histerectomia) estão diminuindo cada vez mais – tanto em casos de doenças benignas quanto malignas - mas o procedimento ainda é um dos mais realizados em mulheres, em todo o mundo. Ele é indicado quando a paciente tem um sangramento uterino anormal, que prejudica muito a qualidade de vida, ou por causa de cânceres. Essa cirurgia em geral ocorre na quarta década de vida da mulher, em casos benignos, mas pode ocorrer em qualquer idade no caso de doenças malignas. Quando é indicada em pacientes mais jovens – o que é bastante raro – é por conta de tumor maligno ou malformação genética ou congênita do útero, que o impede de funcionar adequadamente, segundo a médica Marair Gracio, presidente da Comissão de Uroginecologia e Cirurgia Vaginal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). A retirada somente do útero, biologicamente, não afeta em nada a vida sexual da mulher. Mas quando a histerectomia precisa...

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar ...

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia