Pular para o conteúdo principal

Semana Mundial de Amamentação no Rio traz alertas sobre dificuldades para amamentar e falta de apoio paterno

Fotografia de 2017 do período de amamentação — Foto: Divulgação


Semana Mundial da Amamentação, comemorada de 1º a 7 de agosto, chama atenção de pais e de todos aqueles que convivem com bebês sobre as dificuldades que englobam o aleitamento materno. No Rio, vários eventos trazem palestras e orientações sobre o tema.

O termo “maternidade real” busca representar todos os lados de ser mãe: tantos as dificuldades que “ninguém conta” como todas as sensações e experiências enfrentadas por essas mulheres.

Em comemoração à data, o Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, promove o “Primeiro Encontro Falando em Família”. O evento, que acontece de 5 a 11 de agosto, oferece palestras, cursos e conversas sobre o tema, além da amamentação e inclusão social. (confira programação no fim da reportagem)

A Secretaria de Estado de Saúde oferece aos profissionais da saúde, a partir das 9h desta quarta-feira (7), o XXV Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação no Hospital dos Servidores do Estado, em Saúde, Centro do Rio. O encontro promove debates sobre o empoderamento das mães e pais no aleitamento materno. 

Nesta quinta-feira (8), das 10h às 14h, o São Gonçalo Shopping recebe o “Mamaço”. A atividade pretende criar um espaço de diálogo com as mães e responsáveis sobre a amamentação em livre demanda.

Ações voltadas para o aleitamento também acontecem em hospitais de São Gonçalo. Na terça-feira (13), a Clínica Municipal Gonçalense, no bairro Mutondo, vai receber atividades a partir das 9h. Na quinta-feira (15), a programação do Polo Sanitário Rio do Ouro começa às 8h30 e, na USF Coelho, a partir das 13h.

A presença do pai no apoio à amamentação será discutida, de 11 a 15 de novembro, no XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno. O debate acontecerá no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Sul América. Para se inscrever, é necessário se inscrever no site https://enam.org.br/index.php.

Dificuldades com a amamentação

Em entrevista ao G1, mães contaram que a falta de leite e conhecimento, desconforto, pânico, enjoos, transtornos e decepção são alguns dos principais problemas enfrentados durante o período de aleitamento.

Para a dentista e estudante de medicina Gabriela Ferreira Carvalho, de 30 anos, o processo de amamentação foi curto por conta da pouca produção de leite. Ela é mãe solo e cuida do bebê de três meses, que tem alimentação exclusiva em mamadeira.

O professor de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcus Renato explicou que a presença paterna é crucial no período da amamentação. Segundo ele, quando a licença paternidade é maior, também aumenta o tempo em que o bebê se alimenta com o leite materno.

"Estudos mostram que mães que não podem contar com a atuação do pai da criança logo depois do parto têm mais problemas de saúde do que mães que têm a presença do pai. Os pais de hoje são diferentes dos pais das gerações de 30, 40 anos atrás. Eles estão mais conscientes e percebem o papel que têm na formação da criança e na amamentação", afirmou Marcus Renato.

Como uma forma de ajudar e informar outras mães, a apresentadora, youtuber e mãe de gêmeos Chris Nicklas, de 52 anos, criou o site “Amamentar É”, onde escreve sobre parto e pós-parto, amamentação, gravidez, entre outros temas. O objetivo do portal é compartilhar os desafios diários da maternidade.

“Eu não tinha informação sobre aleitamento materno. Existe uma expectativa das mulheres que, quando o bebe nasce, elas vão ter, instintivamente, uma noção do que fazer, de como amamentar, de como cuidar de um bebê. Só que nós não somos uma geração de mulheres que na sua formação não teve esse preparo, somos preparadas para o mercado de trabalho, e não para a maternidade”, disse a apresentadora.

A youtuber contou que, enquanto amamentava os filhos gêmeos, teve um colapso nervoso.

Com dificuldades para amamentar na primeira semana após o nascimento do filho, a administradora Mariana Andrade, de 23 anos, contou que há uma espécie de “camuflagem das maravilhas da maternidade”.

“Antes de engravidar não procurava saber sobre maternidade, e o que me contavam era só o lado bom, ainda romantizam muito a maternidade. Na primeira semana [de amamentação] foi difícil, porque eu e ele tínhamos que nos acostumar, mas fomos pegando nosso jeitinho e foi dando certo. Pretendo amamentar o máximo que eu puder”, disse a administradora.

A psicóloga e consultora de amamentação Bianca Balassiano ressaltou que as informações divulgadas sobre a maternidade são seletivas e, consequentemente, muitas mães sofrem diversas decepções.

Para ela, a sociedade entende o aleitamento e todos os processos da maternidade como uma forma exclusiva de responsabilidade da mãe.

“Eu vejo a maternidade uma coisa muita idealizada, lugar de muita cobrança, de muita perfeição e muita dedicação que fica em cima de uma pessoa só. O compartilhamento desse cuidado pode tornar toda essa vivencia e experiência mais leve”, alertou a psicóloga.

Mães relatam dificuldades em amamentar na Semana Mundial de Amamentação Mães relatam dificuldades em amamentar na Semana Mundial de Amamentação

Programação do Primeiro Encontro Falando em Família
6 de agosto

Tema: “Amamentação: um processo promotor da autonomia do bebê”

  • 17h – Curso: Amamentação – Dra. Ana Heloisa Gama, médica pediatra
  • 18h – Palestra: Amamentação: processo promotor da autonomia do bebê – Bianca Balassiano – Psicóloga Perinatal
  • 19h – Convidados para o painel de debate: Bianca Balassiano (psicóloga), Ana Paula Viana (fonoaudióloga), Ana Paula Viana (fonoaudióloga), Renata Correa (Diretora de Gente e Performance da Aliansce Shopping Center)

7 de agosto

Tema: “Família e inclusão social. Criança especial: igualdades e diferenças”

  • 17h - Curso: Shantala – Carol Saggioro, instrutora de Shantala e consultora em amamentação
  • 18h - Palestra: Juliana Oliveira, apresentadora do Programa Especial do Canal Brasil
  • 19h - Convidados para o painel de debate: Denise Aragão (Mundo Azul), Débora Azulay (médica), Duda Vaisman (diretor da série “Eu sou assim” do canal GNT)

8 de agosto

Tema: “Infância e tecnologia”


  • 17h - Curso: Oficina do Sono – Bia Rangel, educadora integrativa do sono infantil)
  • 18h - Palestra: Infância e tecnologia – Lais Fleury, coordenadora do projeto “Criança e natureza” do Instituto Alana
  • 19h - Convidados para o painel de debate: Lais Fleury (psicóloga), Maria Teresa Moura (diretora da Escola Sá Pereira), Flávia Lins (escritora autora de livros infantis)

9 de agosto


Tema: “A família no século XXI”

  • 17h - Curso: Curso de reciclagem de avós – Dra. Ana Heloisa Gama
  • 18h - Palestra: A maternidade na contemporaneidade -Chris Nicklas
  • 19h - Convidados para o painel de debate: Gilberto Scofield (jornalista), Reginaldo Freire (pediatra neonatalogista), Leticia Muhana (jornalista carioca. Mãe de filho adotivo)

10 de agosto

Tema: “Pais e filhos. Os limites dessa relação em tempo de aceleração”

  • 17h - Curso: Introdução alimentar – Michelle Bento, nutricionista materno/infantil
  • 18h - Palestra: Lais Fontenelle, psicóloga responsável pelo departamento de psicologia da Escola Eleva
  • 19h - Convidados para o painel de debate: Lais Fontenelle (psicóloga), Maria Corrêa Oliveira (psicanalista), Antonia Leite Barbosa (jornalista)

11 de agosto

Tema: “Novas paternidades”

  • 17h - Palestra Premium com o Dr. Daniel Becker sobre a “Parentalidade no século XXI”, com um foco no novo pai que surge na nossa cultura.
  • 18h - Painel de debate sobre novas paternidades com a participação do Dr. Daniel Becker, Maria Luiza de carvalho (psicóloga) e o Dr. Marcus Renato de Carvalho, (médico pediatra)

Serviço
Quando: 5 a 11 de agosto, a partir das 17h

Onde: Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca / Praça de Eventos – 1º Piso

Quanto: gratuito

Vagas Limitadas: www.viaparqueshopping.com.br


Programação do XXV Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação

  • 8h30: Credenciamento
  • 9h: Mesa de abertura
  • 9h30: “Empoderar os Pais e as Famílias para Favorecer a Amamentação” com prof. José Dias Rego
  • 10h15: Divulgação do ENAM/ENACS 2019 e entrega de certificados aos alunos ganhadores do concurso para escolha da mascote do ENAMzinho - Drª Maria Inês Couto de Oliveira – Presidente do ENAM/ENACS
  • 10h30: Mesa-redonda – Desafios da Assistência à Amamentação no Estado do Rio de Janeiro

Moderadora: Dra Carmen Elias

Palestrantes: Renata Kauffman, Nina Savoldi, Danielle Vieira Brandão e Marcelo da Silva Costa

  • 12h30: Encerramento

Serviço

Quando: 7 de agosto, a partir das 9h

Onde: Rua Sacadura Cabral, 178 - Saúde - Auditório do Hospital dos Servidores do Estado

Quanto: gratuito

Fonte: G1

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Faculdade de Medicina da UFF celebra 100 anos com nova sede e programação especial

  A UFF celebrou, ontem (1), o centenário da Faculdade de Medicina. O evento, realizado no teatro da universidade, contou com a presença de autoridades acadêmicas e civis, docentes, servidores, estudantes e ex-alunos, reunindo gerações que marcaram a história da unidade. A programação contou com a conferência “ A Medicina nos últimos 100 anos ”, ministrada pela professora Eliete Bouskela, presidente da Academia Nacional de Medicina, além de homenagens a personalidades e ex-professores que contribuíram para a trajetória da unidade e da apresentação do Quarteto de Cordas. Na ocasião, foram entregues medalhas e troféus comemorativos, simbolizando o reconhecimento ao legado de excelência, ética e compromisso social da Faculdade de Medicina ao longo de um século. Quarteto de Cordas durante a solenidade do centenário da Faculdade de Medicina da UFF. Foto: Joaquim Guedes/SCS Com uma trajetória marcada pela excelência na formação de profissionais e pelo compromisso com a saúde pública, a u...

Vacina experimental pode trazer alívio para alergia a amendoim

Um estudo publicado no "Journal of Allergy and Clinical Immunology" nesta quarta-feira (11) demonstra como vacinas podem ser utilizadas com sucesso no tratamento de alergias. Uma boa parte das alergias ocorre quando o sistema imunológico percebe alguns alimentos como "invasores" a serem atacados. Como se o amendoim virasse um vírus, por exemplo. A partir dessa premissa, assim, cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina capaz de fazer com que o sistema imune não reaja a substâncias presentes no amendoim como se elas fossem atacar o organismo. Em testes em camundongos, três doses mensais de uma vacina aplicada pelo nariz protegeram ratos de reações alérgicas. Ao todo, a vacina foi desenvolvida após quase duas décadas de estudo. Os ratos responderam às alergias a amendoim de forma similar aos humanos afetados, com sintomas que incluíam coceira na pele e dificuldade para respirar. O estudo avaliou a proteç...

Huap-UFF é o primeiro hospital de Niterói (RJ) a realizar criobiópsia de nódulo pulmonar por meio de ecobroncoscopia

  O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou pela primeira vez um procedimento de criobiópsia de nódulo pulmonar guiado por ultrassonografia endobrônquica radial. O uso da técnica, que é um avanço no diagnóstico precoce do câncer de pulmão, torna o Huap a única instituição a oferecer esse tipo de exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região metropolitana II do Rio de Janeiro. O procedimento, realizado no último dia 22 de agosto, é um marco na modernização do parque tecnológico do Serviço de Endoscopia Digestiva e Respiratória do Huap-UFF e  faz parte das ações do projeto “Integra – uma proposta de integração academia/serviço”,  aprovado pelo edital Nº 15/2023, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, que garantiu o valor de R$4.438.000 (quatro milhões, quatrocentos e trinta e oito mil reais) para 24 m...