As mudanças bruscas de temperatura durante o inverno, não apenas atrapalham a rotina dos cariocas — que um dia estão de camiseta e no outro precisam tirar os casacos do armário — como também provocam um incômodo comum para algumas pessoas: as dores nas articulações. Muitas vezes, o tempo nem virou ainda e o corpo já dá o sinal de alerta da mudança climática. De acordo com especialistas, isso ocorre por causa da maneira que o organismo responde ao frio.
— A necessidade de aquecimento da musculatura provoca uma contração que torna algumas partes do corpo doloridas. Nas articulações, o líquido sinovial que fica mais espesso com o esfriamento do corpo, pode limitar os movimentos e gerar incômodos — explica o ortopedista e traumatologista, Adalberto Caveari, diretor médico da Policlínica Centrodador.com.
Pessoas com doenças crônicas que afetam as articulações, como artrite reumatoide, por exemplo, são mais propensas a sentirem dores nos dias mais frios.
— Não há uma predileção para a região onde a dor vai surgir, mas normalmente vemos nos joelhos, ombros e na coluna. O que determina a área, em geral, é se há algum problema anterior ali, seja uma lesão ou uma cirurgia — diz o ortopedista Márcio Schiefer.
De acordo com o Aurílio Luís, cirurgião de cabeça e pescoço, as dores costumam aparecer porque há algum tecido — normalmente articulações — que estão inchadas. Com a contração da musculatura, a região é pressionada e a dor aparece.
— Por isso, é importante aplicar compressas de água morna e aquecer a região, porque o calor ajuda a musculatura a relaxar e drenar o edema que se formou — afirma o médico.
Quando as dores provocadas pela mudança de tempo forem frequentes, o indicado é procurar um ortopedista para descobrir o que pode ser a causa do desconforto. E, se as dores são “novidade” e aparecem tanto no frio quanto nos dias mais quentes, o alerta é ainda maior e a consulta com um especialista deve ser feita logo.
Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário