Pular para o conteúdo principal

Manchas roxas nas mãos, como as de Silvio Santos, têm relação com a idade

Púrpura senil: manchas nas mãos do apresentador Sílvio Santos chamam atenção de plateia

As manchas nas mãos de Silvio Santos chamaram atenção da plateia e dos telespectadores de seu programa. O apresentador fez questão de dizer que as marcas arroxeadas apareciam e sumiam, e que seu médico o explicou que elas surgem por conta da idade — o empresário tem 88 anos. Os dois fatores são os principais sintomas da púrpura senil.
— São hematomas causadas pelo extravasamento sanguíneo. Com o processo de envelhecimento, a nossa pele fica muito fina por causa da perda de colágeno, assim como as paredes dos vasos sanguíneos. Portanto, qualquer trauma, por menor que seja, pode provocar o rompimento desses vasos sanguíneos e o aparecimento das manchas vermelho-arroxeada — explica a dermatologista Ana Carolina Sumam.
As manchas somem porque o sangue é reabsorvido pelo organismo, como ocorre com qualquer hematoma. Quanto mais idosa for a pessoa, maior a chance de as manchas surgirem.
— Outro fator que aumenta o risco da púrpura senil é o uso de medicamentos como os anticoagulantes (indicados a pessoas que já sofreram AVC, enfarte ou formação de trombos) que deixam o sangue mais fluido e dificulta a coagulação. Os corticoides também aumentam a fragilidade das artérias, facilitando os sangramentos — detalha Luiz Gameiro, Coordenador do Departamento de Geriatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
De acordo com Gameiro, as manchas não são preocupantes para a saúde — afetam apenas a questão estética. Mas é preciso tomar cuidado para não machucar a região onde está o hematoma, pois ferida tem risco de infecção e pode ser um problema a mais para diabéticos.
Cuidados adicionais

Na hora do banho

Evite esfregar o corpo com esponjas. Isso pode tirar a barreira de proteção da pele e a deixa mais suscetível à púrpura senil. Prefira sempre os sabonetes de glicerina.

Proteja-se

Ao realizar alguma atividade, principalmente as que envolvam algum esforço, é recomendado usar roupas de manga comprida para proteger o braço de possíveis traumas que podem proporcionar o aparecimento da púrpura senil.

Evite o sol

A exposição da pele ao sol é o principal fator de envelhecimento extrínseco. Além do uso diário do filtro solar — que deve ser repassado a cada duas horas — recomenda-se o uso de roupas com proteção UVA e UVB.

Pegue leve

Ao segurar algum idoso pelo braço ou pelas mãos, tente apertar o menos possível. Qualquer pressão mais forte pode provocar o rompimento de um vaso sanguíneo.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada