Pular para o conteúdo principal

Campanha alerta para os sintomas de doenças respiratórias comuns no inverno

O inverno está oficialmente “no ar” há uma semana e com ele chega uma avalanche de doenças respiratórias. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) lançou a campanha “Escute seu pulmão” para alertar a população brasileira sobre riscos e impactos de doenças crônicas pulmonares sem o devido tratamento e acompanhamento médico.
— No inverno, as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados e isso ajuda na proliferação de vírus. Quem tem doenças respiratórias, como asma, fica mais propenso a desenvolver crises — afirma Thiago Bartholo, médico pneumologista da Uerj e membro da SBPT.
Uma das enfermidades que têm destaque na campanha é a asma: uma inflamação crônica que atinge os brônquios (estruturas responsáveis por levarem o ar aos pulmões). As crises provocam o fechamento das vias aéreas e dificultam a respiração. De acordo com a SBPT, 20 milhões de brasileiros sofrem do problema.
— A maioria dos asmáticos possui o tipo mais leve da doença, mas falta ainda a conscientização de que é preciso continuar tratando mesmo no período entre as crises. Os pacientes precisam aprender a usar a bombinha de maneira correta, para que o tratamento seja efetivo — alerta o pneumologista Carlos Leonardo Pessoa, professor da UFF e membro da SBPT.
Estado do Rio é o primeiro em mortes no país
Se a asma costuma se manifestar ainda na infância, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) — a outra eleita pela campanha — é mais comum em adultos e normalmente é diagnosticada entre 50 e 60 anos de idade. A enfermidade é caracterizada pela obstrução da entrada e da saída de ar dos pulmões, dificultando a respiração. Nela estão presentes uma bronquite crônica (os brônquios ficam inflamados, estreitos e cheios de secreção) e o enfisema (estruturas do pulmão se transformam em bolhas de ar). O tabagismo é o principal fator de risco.
Em 2015, o estado do Rio teve a maior taxa de morte por doenças respiratórias do Brasil.
— O grande objetivo desta campanha é fazer com que o paciente comece a prestar atenção nos seus sintomas e procure o especialista para diagnosticar, tratar e conviver bem com a doença — explica Thiago.
Sintomas
Falta de ar
Tanto os asmáticos quanto os pacientes que têm DPOC sentem falta de ar, mesmo fazendo atividades simples como subir uma escada pequena. Quando o DPOC está avançado, o paciente tem dificuldade para respirar até quando está em repouso.
Tosse
As tosses se tornam cada vez mais constantes quando há uma doença respiratória. Naqueles que têm asma, elas costumam aparecer à noite.
Chiado
É possível ouvir uma espécie de chiado no peito durante a respiração de quem tem asma e DPOC.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial