Pular para o conteúdo principal

Sem atingir meta, 17 capitais vão estender campanha de vacinação contra gripe até doses acabarem


A campanha de vacinação contra a gripe terminou nesta sexta-feira (22), mas 17 de capitais vão estender a vacinação até o fim das doses, de acordo com levantamento do G1.

A meta inicial do Ministério da Saúde era de 54,4 milhões de vacinados. Apesar disso, a campanha chegou ao fim sem que a meta fosse atingida: 8,6 milhões de pessoas do público-alvo não foram vacinadas, de acordo com ultimo balanço divulgado.

Nesta sexta, o ministério não divulgou novos dados.

Entre o público alvo que ainda precisava ser alcançado, 3,6 milhões são crianças com menos de cinco anos. O Ministério da Saúde informou que já registrou 44 mortes de crianças nesta faixa etária por complicações relacionadas à gripe neste ano. O número é mais que o dobro do mesmo período do ano passado, quando foram 14 óbitos.


Capitais ainda têm doses

Das capitais que ainda têm doses disponíveis, 17 manterão a campanha até que o estoque acabe. Em João Pessoa, na Paraíba, a meta foi atingida, mas até a publicação desta reportagem o G1 não conseguiu contato com a prefeitura para saber se ainda existem doses disponíveis.

No Recife, onde a 90% do público-alvo já foi vacinado, a campanha foi estendida até a segunda-feira (25) por causa do jogo do Brasil nesta sexta, em que foi decretado ponto facultativo na cidade.

Em São Paulo, 950 mil crianças de seis meses a cinco anos e 170 mil grávidas não foram vacinados contra a gripe. A campanha se estenderá até o sábado (23). A partir de segunda-feira (25), os prioritários vão ter que dividir a vacina com dois novos grupos. O público-alvo foi estendido para crianças entre 5 e 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos.

O Ministério da Saúde esclareceu que não é uma diretriz e que os estados e municípios têm autonomia para manter a campanha caso queiram e achem necessário.

Veja abaixo quais cidades manterão a campanha até o fim das doses:


  • Rio Branco, AC
  • Maceió, AL
  • Macapá, AP
  • Salvador, BA
  • Fortaleza, CE
  • Distrito Federal
  • Campo Grande, MS
  • Cuiabá, MT
  • Belém, PA
  • Curitiba, PR
  • Rio de Janeiro, RJ
  • Natal, RN
  • Boa Vista, RR
  • Porto Alegre, RS
  • Florianópolis, SC
  • Aracaju, SE
  • Palmas, TO
Cobertura vacinal - público alvo
Em percentual (%); meta é ter 95%
67,767,7717188,688,690,590,5919196,296,29898CriançasGestantesTrabalhadores da saúdeIndígenasIdososMães de recém-nascidosProfessores0102030405060708090100110
Fonte: Ministério da Saúde

Alerta sobre a cobertura
Para o Ministério da Saúde, a baixa cobertura registrada até o período "acendeu um alerta". A preocupação, segundo a pasta, é com o inverno, período considerado de maior circulação do vírus da gripe.
Em relação às regiões, o Sudeste apresentou o menor índice de vacinados, com 77,2% de do público-alvo imunizado, informa o Ministério da Saúde. Confira a distribuição da cobertura vacinal por região.

Cobertura vacinal contra a gripe 2018 por região
Cobertura do dia 23 de abril até o dia 21 de junho
77,277,278,478,484,884,889,389,396,596,5SudesteNorteSulNordesteCentro-oeste0100255075125
Sudeste
77,2
Fonte: Programa Nacional de Imunização/Ministério da Saúde

Total de casos e mortes
Segundo boletim que contabilizada dados até 16 de junho, foram 3.122 casos de influenza em todo o país, com 535 mortes. Do total, 1.885 casos e 351 mortes foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram 635 casos e 97 mortes. Houve ainda 278 registros de influenza B, com 31 mortes e outros 324 registros de influenza A não subtipado, com 56 mortes.
A taxa de mortalidade por influenza no Brasil está em 0,26% para cada 100 mil habitantes. Em 73,5% houve, pelo menos, um fator de risco para complicação, tais como cardiopatias, diabetes e pneumopatias.
Fonte: G1

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

UFF Responde: Tuberculose

  No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, data que reforça a importância da conscientização sobre uma das doenças infecciosas mais antigas e ainda presentes no mundo. Segundo dados do  Ministério da Saúde , o Brasil registrou cerca de 84 mil novos casos em 2025, o maior número das últimas duas décadas. Fatores como a desigualdade social, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e   o abandono do tratamento contribuem para o avanço da doença. O problema também é agravado pela disseminação de desinformação sobre vacinas e doenças infecciosas, o que dificulta o enfrentamento da tuberculose e retarda o diagnóstico precoce — essencial para interromper a cadeia de transmissão. Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas. Apesar de ter cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a tube...

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar ...

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia