Pular para o conteúdo principal

Brasil quer meta de 95% de vacinação contra paralisia infantil após caso na Venezuela

Campanha de vacinação contra a parilisia infantil, realizada em Manaus (Amazonas). Zé gotinha é símbolo de campanhas contra a poliomielite desde os anos 1980 (Foto: Divulgação/Semcom)


O Ministério da Saúde quer que todos os municípios brasileiros atinjam a meta de 95% de crianças vacinadas contra a paralisia infantil. O alerta veio após uma criança não vacinada na Venezuela contrair o vírus da poliomielite no início do mês. Toda a América Latina, inclusive o Brasil, recebeu certificado de erradicação da doença em 1994.

Atualmente, a média de cobertura contra a poliomielite está em 77,5% de crianças vacinadas. No entanto, a literatura científica postula que campanhas de vacinação precisam atingir ao menos 95% do público-alvo para que uma doença fique sob controle.

Hoje, a vacina da poliomielite é admistrada em duas fases: na primeira, é dada três doses da vacina inativada (aos dois, aos quatro e aos seis meses). Na segunda fase, crianças recebem a vacina oral contra a paralisia infantil aos 15 meses e aos 4 anos.

O governo brasileiro espera que a meta seja atingida tanto na vacinação de rotina (a vacina contra a poliomielite é oferecida o ano inteiro), quanto nas campanhas em que se faz um esforço adcional para chamar a atenção da população. Neste ano, a campanha contra a poliomielite será feita entre 6 e 24 de agosto.

O alerta do Ministério da Saúde é especialmente importante porque o Brasil já sofreu recentemente a reintrodução de doenças que já estavam eliminadas do território. Esse ano, por exemplo, Roraima teve casos de sarampo importados da Venezuela. O sarampo já havia sido eliminado do país em 2016.

Entidades também reforçaram o alerta do Ministério da Saúde para que a doença não volte ao país.

Venezuela vive uma forte crise econômica, que tem abalado o setor de saúde. Em informe sobre o caso na Venezuela, a OPAS detalhou que a criança é residente de uma comunidade indígena no estado de Delta Amacuro, onde prevalecem condições de extrema pobreza.

Fonte: G1
Cobertura vacinal da poliomielite no Brasil (2017)

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial