Pular para o conteúdo principal

Labirintite: o que é, sintomas, causas e tratamentos


A labirintite, geralmente, é causada por infecção viral ou bacteriana, mas também pode ocorrer devido a lesão na cabeça, alergia, reação a um determinado medicamento ou transtornos na circulação sanguínea, que afetem o ouvido interior ou o cérebro.

Outras possíveis causas da labirintite são doenças, envelhecimento, problemas cerebrais ou lesões no sistema visual ou musculoesquelético. Tonturas, isoladas ou acompanhadas de perda auditiva, zumbido, sensação de ouvido tampado, cefaleia, náuseas e vômitos são sintomas da doença.

O que é?
Tontura significa labirintite?
Existe causa?
Diagnóstico e sintomas
Doenças do labirinto
Tratamentos

O que é?

Nem toda vertigem é labirintite. Existem diferentes doenças do labirinto e a palavra labirintite muitas vezes é usada de forma errada. O otorrinolaringologista Marcio Salmito explicou que a labirintite é uma inflamação do labirinto, comumente associada a alguma outra infecção, como otite ou mesmo meningite.

Labirintite é uma doença rara (é o termo correto apenas para a infecção do labirinto, assim como todas as ITES do corpo), mas o termo é muito usado pelas pessoas para definir os sintomas de tontura e vertigem.

Ela se manifesta, em geral, depois dos 40 anos, decorrente de alterações metabólicas e vestibulares. Hipoglicemia, diabetes, hipertensão, otites, uso de álcool, fumo, café, alguns medicamentos, estresse e ansiedade são fatores de risco para labirintite.

Tontura significa labirintite?

A tontura é a segunda queixa mais frequente do ser humano. Diversas doenças diferentes do labirinto podem ser a causa. Muita gente confunde tontura e labirintite. O sintoma mais comum nas doenças do labirinto é a tontura, só que ela pode indicar muitas doenças relacionadas ao sistema vestibular.

Antes de fechar o diagnóstico de labirinte, o especialista precisa analisar outros sintomas. Uma vertigem pode acusar doenças na meninge ou AVC no cerebelo, por exemplo.

Diagnóstico e sintomas

A labirintite geralmente é causada por uma infecção. Alguns dos sintomas comuns são:

  • Perda auditiva
  • Tontura
  • Vertigem
  • Zumbido

Não é fácil chegar a um diagnóstico, porque os sintomas podem indicar também outros problemas. A labirintite costuma desaparecer sozinha.

Doenças do labirinto

As doenças do labirinto podem afetar adultos e também crianças. Nas crianças, ocorrem principalmente quando sofrem dor de cabeça. Nos idosos que sofrem com as doenças do labirinto, o problema maior são as quedas causadas pelas vertigens.

As principais doenças do labirinto são:

VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna): é uma vertigem forte e rápida, de curta duração. Aparece com alguns movimentos, como deitar ou levantar da cama, abaixar para amarrar o sapato, virar a cabeça para trás ou para cima. O tratamento é simples. O médico realiza um procedimento chamado ‘manobra para reposicionamento dos cristais do labirinto’, fazendo movimentos com a cabeça do paciente. Geralmente em duas manobras o problema é resolvido.

Doença de Meniére: junto com a VPPB, compõem cerca de 50% das doenças do labirinto. A vertigem também é forte, mas pode durar horas e dias. Durante a crise, sintomas como zumbido, perda auditiva, náuseas e vômitos podem aparecer. Terminada a crise, os sintomas podem desaparecer por completo.

Cinetose: conhecida como “mal do movimento”. Apresenta-se como tontura, acompanhada de náusea, palidez e sudorese durante os passeios em veículos em movimento. Esse quadro é agravado durante o movimento sequencial do olhar.

Tratamentos

Alguns medicamentos podem ajudar na hora da crise de vertigem:

  • Vasodilatadores: facilitam a circulação sanguínea e melhoram o calibre dos vasos
  • Labirinto-supressores: suprimem a tontura pela ação no sistema nervoso
  • Anticonvulsivantes e antidepressivos
  • Medicação para enjoo
Com o diagnóstico fechado, o tratamento costuma ser eficaz e a doença costuma desaparecer.

Mudanças no estilo de vida podem prevenir doenças do labirinto:

  • Ingerir álcool com moderação
  • Não fumar
  • Controlar os níveis de colesterol, triglicérides e glicemia
  • Optar por uma dieta saudável
  • Não deixar grandes intervalos entre as refeições
  • Praticar atividade física
  • Beber bastante líquido
  • Procurar administrar as crises de ansiedade e estresse
Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial