Pular para o conteúdo principal

Getulinho já registra mil atendimentos apenas neste ano

Com apenas uma semana de funcionamento, o Hospital de Campanha da Secretaria Estadual de Saúde já atendeu mais de mil crianças, tanto de Niterói quanto de municípios vizinhos. O hospital está instalado no estacionamento do Hospital Municipal Getulinho, no bairro Fonseca, e é operado por profissionais convocados pela Força Estadual de Saúde, coordenados pelo médico Manoel Moreira.

A marca de 1.088 atendimentos foi alcançada às 7h de ontem, sendo que 82% desses pacientes são moradores de Niterói. As queixas mais frequentes são febre e problemas respiratórios, como asma e bronquite. Nesse período, cinco crianças ficaram internadas em leitos de terapia intensiva e outras quatro foram transferidas para o Hospital Estadual Azevedo Lima, unidade de referência para casos de média e alta complexidade.

A mobilização do Governo do Estado tem o intuito de ajudar no restabelecimento do atendimento público de saúde pediátrico no município de Niterói, depois que a Prefeitura decretou estado de emergência na saúde. A unidade municipal interrompeu o atendimento no ano passado após recomendação da Vigilância Sanitária. O Hospital de Campanha fará o atendimento dos pacientes pediátricos da região pelo prazo máximo de 120 dias até que a Prefeitura de Niterói faça as obras necessárias para reabrir o Hospital Municipal Getulinho.

Apoio – A transferência desses pacientes para o Hospital Azevedo Lima faz parte do trabalho de logística que foi implantado para fazer a saúde da região funcionar adequadamente como rede. As remoções são organizadas entre as equipes das duas unidades, para que as famílias das crianças não tenham que se preocupar em buscar um novo atendimento. Um exemplo de que a logística implantada vem funcionando a contento ocorreu na última sexta-feira, com a chegada do paciente Luiz Fernando Ferreira de Lima ao Hospital de Campanha.

O menino – com suspeita de apendicite - foi examinado e, diante da possibilidade de caso cirúrgico, foi removido para o Hospital Azevedo Lima. Ao chegar, Luiz Fernando já era esperado e foi operado. Ele permanece internado na unidade e apresenta estado de saúde estável.

Capacidade – O Hospital de Campanha atende casos de urgência e emergência de baixa complexidade e tem capacidade para 300 pacientes por dia, mas vem mantendo média de 120 atendimentos diários. A unidade - que está concentrando preferencialmente os atendimentos pediátricos da região - conta com cinco pediatras, três enfermeiros, um farmacêutico, seis técnicos de enfermagem por turno de 12h, além de maqueiros, técnicos de raios-X, fisioterapeutas e profissionais administrativos. A estrutura da unidade inclui sala de classificação de risco e de espera, consultórios para pronto-atendimento, enfermaria com cinco leitos de observação, sala vermelha com leito de estabilização, salas de sutura e nebulização e enfermaria com cinco leitos de terapia intensiva.

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) disponibiliza uma ambulância avançada para o transporte das crianças classificadas como risco amarelo ou vermelho do Hospital de Campanha para uma unidade que possua os recursos necessários para o atendimento.

Compromisso – O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e o prefeito recém-empossado, Rodrigo Neves, assinaram quarta-feira (2) Termo de Compromisso para a parceria. O documento prevê que durante o período de funcionamento do Hospital de Campanha a prefeitura de Niterói providencie as obras estruturais e reformas que o Getulinho necessita para voltar a operar.

Fonte : O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç