A Universidade Federal Fluminense (UFF) está na terceira colocação em todo o Brasil na procura por vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ontem, até às 19h, mais de 732 mil já haviam feito a inscrição. O total de inscrições se aproxima de 1,4 milhão, já que cada candidato pode fazer até duas opções de curso.
As inscrições para o Sisu começaram na madrugada de ontem e podem ser feitas até sexta-feira pelo site (sisu.mec.gov.br). A UFF apareceu no primeiro balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), às 9h, com 9.867 inscritos para as 4.789 vagas disponíveis neste primeiro semestre. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a procura por vagas e já registra 22.297 inscritos para as 4.745 vagas oferecidas. A segunda instituição mais procurada pelos estudantes é a Universidade Federal do Ceará (UFC), com 13.455 inscritos e oferta de 6.258 vagas.
O pró-reitor de graduação da UFF, Renato Crespo, afirma que um dos motivos da grande procura seria o fato da instituição ter obtido conceito máximo (nota 5) junto ao MEC.
O pró-reitor de graduação da UFF, Renato Crespo, afirma que um dos motivos da grande procura seria o fato da instituição ter obtido conceito máximo (nota 5) junto ao MEC.
“Além da UFF já ser uma instituição renomada e reconhecida no âmbito nacional, esta nota 5 nos credenciou ainda mais. Afinal, somente outras três universidades em todo o Brasil atingiram este mesmo índice. Acredito também que o crescimento da UFF em número de cursos nos últimos anos tenha contribuído. Em 2006 tínhamos apenas 44 cursos e hoje são 104”, ressalta Crespo.
O pró-reitor da UFF diz ainda que não dá para fazer um comparativo em relação ao ano passado porque somente este ano a instituição disponibilizou 100% das vagas através do Sisu.
Cortes – Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero.
A partir de hoje, os candidatos já podem conferir a nota de corte, que é calculada uma vez por dia. De acordo com o MEC, o Sisu calcula a nota de corte (mínimo para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e o total de candidatos inscritos, por modalidade de concorrência.
Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e, em seu boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar a sua classificação e resultado final. A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro.
Fonte : O Fluminense
Comentários
Postar um comentário