Pular para o conteúdo principal

Getulinho será reaberto como hospital de campanha

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, assinaram nesta quarta-feira um termo de compromisso para a mobilização da Força Estadual de Saúde e para a instalação de um hospital de campanha, que começa a funcionar nesta quinta-feira, no estacionamento do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, no Fonseca. 

A unidade, que estava fechada desde 2011, passará por reformas e deverá ser transformada em referência pediátrica para toda a região. Todas as crianças que procurarem a UPA da cidade serão levadas de van até o hospital.

O hospital de campanha será aberto hoje às 8 horas e funcionará por 60 dias, prazo que pode ser estendido por mais 60 dias. 

A unidade, que terá atendimento 24h, contará com 120 servidores públicos, entre eles, cinco pediatras, três enfermeiros, um farmacêutico, seis técnicos de enfermagem, além de maqueiros, técnicos em raios-X, fisioterapeutas e profissionais administrativos. 

Estrutura – O hospital de campanha tem sala de classificação de risco e de espera, consultórios para pronto-atendimento, enfermaria com cinco leitos de observação, sala vermelha com leito de estabilização, salas de sutura e nebulização e enfermaria com cinco leitos de terapia intensiva.

Ontem à tarde, Rodrigo Neves e Sérgio Côrtes visitaram a unidade acompanhados do secretário municipal de Saúde, Chico D´Angelo, da vice-presidente da Campanha Hospitalar da Fundação Municipal de Saúde, Elaine Machado Lopes, e da diretora do Getulinho, a médica Maria Lúcia Nicolau Pinto. 

“Isso aqui não é só uma promessa de campanha que o prefeito está cumprindo. O que temos aqui não é uma mera emergência. Temos leitos de UTI com equipamentos que muitos hospitais particulares não têm Isso aqui tem um simbolismo, uma importância para Niterói muito grande. O prefeito propõe criar e transformar o ‘Getulinho’ num hospital de referência em pediatria, no qual todas as mães, pais, avós e, sobretudo, as crianças vão ter tranquilidade em ser atendidas neste complexo”, lembrou Sérgio Côrtes. 

Descuido – O prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância do atendimento pediátrico na rede pública para os moradores de Niterói. “O fechamento da emergência do Getulinho era um descuido com as crianças e inadmissível numa cidade onde mais de 50% da população não têm plano de saúde. A reabertura é o primeiro passo da reestruturação do sistema de saúde de Niterói”, disse o prefeito. 

“Este hospital tem uma história. Por aqui passaram residentes, daqui saíram pediatras para todo o Brasil. Infelizmente, nos últimos anos, o hospital passou por graves problemas, culminando com o fechamento da emergência. Nesses dois últimos meses de transição, discutimos a reabertura da emergência, com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado para oferecer atendimento com padrão de qualidade”, afirmou Chico D`Angelo.

Reforço – A Força Estadual de Saúde, que vai atuar no hospital de campanha montado no Getulinho, ficará na unidade por 60 dias, podendo ter sua permanência renovada por mais 30 dias. 

Fonte : O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários estágios

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a  Política Nacional de Cui

Você sabia?

 

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia