A Organização Mundial de Saúde alertou esta quarta-feira que crianças de dois a quatro anos não devem ter mais de uma hora de "tempo de tela sedentário" (como assistir TV ou jogar games) por dia. Já crianças com menos de um ano não devem ser expostas a telas eletrônicas.
Segundo as diretrizes da agência da ONU, crianças com menos de cinco anos também devem ser fisicamente ativas e dormir adequadamente para ajudar a desenvolver bons hábitos para a vida toda, assim como prevenir a obesidade e outras doenças.
"A atividade física saudável, comportamento sedentário e hábitos de sono são estabelecidos no início da vida, proporcionando uma oportunidade para moldar hábitos desde a infância, adolescência e até a idade adulta", disse a OMS em diretrizes enviados aos países-membros.
Crianças entre um e quatro anos devem passar pelo menos três horas praticando atividades físicas no decorrer do dia. Já bebês com menos de um ano devem interagir em jogos baseados no chão.
A inatividade é o "principal fator de risco" para a mortalidade e contribui para o aumento global do sobrepeso e da obesidade, disse a OMS.
A primeira infância é um período de rápido desenvolvimento físico e cognitivo durante o qual hábitos são formados e rotinas de estilo de vida familiar são adaptáveis: "Comportamentos sedentários, como o transporte motorizado, em vez de caminhar ou andar de bicicleta (...), assistir TV ou jogar games com tempo de tela sedentário são cada vez mais prevalentes e associados a resultados ruins na saúde".
De acordo com a OMS, a duração mais curta do sono foi associada a assistir TV e jogar games por mais tempo:
"Melhorar a atividade física, combater comportamentos sedentários e cuidar do tempo de sono das crianças pequenas contribuirá para sua saúde física, reduzir o risco de desenvolver obesidade na infância e (...) melhorar a saúde mental e o bem-estar".
Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário