Muitas vezes pais e crianças são julgados porque o pequeno faz xixi na cama. O que poucos sabem é que a genética é responsável por cerca de 75% das causas de enurese. Quando um dos pais passou por esse problema na infância, a chance de o filho sofrer com o transtorno é de 44%. No caso de os dois terem passado por essa situação, a possibilidade sobe para 77%.
Além da genética, outros fatores podem predispor o xixi na cama, como a deficiência de secreção da substância que diminui a produção de urina durante a noite, bexiga pequena para a idade ou que não tem capacidade de reter a urina de madrugada, problemas estruturais no trato urinário e dificuldade de acordar à noite, em resposta à bexiga cheia.
— Os pais precisam entender que a criança que faz xixi na cama não tem culpa. Ela não faz para chamar atenção, mas porque ainda não desenvolveu o mecanismo de controle para não urinar durante a madrugada — afirma José Murillo Bastos Netto, membro do Departamento de Uropediatria da Sociedade Brasileira de Urologia.
Fazer xixi na cama só é considerado um problema quando corre após os 5 anos de idade. Caso os pais observem esse comportamento, precisam levar a criança a um especialista para investigar o problema.
— O apoio da família é fundamental para o sucesso no tratamento. Punir a criança, expor o problema do pequeno aos amigos ou familiares não resolve o problema e, pior, atrapalha mais a cura — alerta Atila Rondon, uropediatra e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
O tratamento para a enurese possui várias frentes, como a medicamentosa, o apoio psicológico, a fisioterapia específica e orientações para mudança de comportamentos.
Dicas para não acordar molhado
Desfralde
Os pais precisam respeitar o momento de desfralde da criança, que precisa ter controle sobre o xixi
Líquidos durante o dia
É sempre importante que a criança beba líquidos durante o dia, para que à noite ela não sinta sede: deve-se parar de ingerir líquidos duas horas antes de se deitar
Xixi antes de dormir
Os pais devem incentivar a criança a fazer xixi antes dela de ir deitar para evitar escapes
Posição do xixi
Muitas crianças fazem xixi na posição errada, o que atrapalha o relaxamento muscular e o esvaziamento da bexiga. Quando a criança sentar no vaso sanitário, ela deve ter um apoio para os pés e uma tampa adaptadora
Não prender
A criança deve fazer xixi assim que acordar. Prender o xixi pode provocar alguma alteração no sistema excretor
Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário