Pular para o conteúdo principal

Dez minutos de exercício físico são o suficiente para afastar artrite, aponta estudo

Dez minutos de atividade física diária são o suficiente para diminuir em 85% a chance de se tornar incapacitado por causa de uma artrite. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Northwestern, em Illinois, nos Estados Unidos. De acordo a estimativa da Sociedade Brasileira de Reumatologia, 1,5% da população brasileira — cerca de 3 milhões de pessoas — sofre com este problema. No ano de 2018, o Ministério da Saúde registrou 17.995 atendimentos ambulatoriais e internações hospitalares em decorrência de quadros de artrite.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam feitos, no mínimo, 150 minutos de exercício físico semanal, que dividido entre os dias da semana, daria um pouco mais de 21 minutos por dia. O estudo mostra a realização de metade do tempo de atividade física recomendada já é o suficiente para afastar a artrite.
“Esse limiar mínimo pode motivar os idosos inativos a iniciar seu caminho em direção a um estilo de vida fisicamente ativo com a ampla gama de benefícios à saúde promovidos pela atividade física”, diz Dorothy Dunlop, principal autora do estudo e professora de medicina preventiva da Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern.
A pesquisa foi realizada com 1.500 adultos. No começo do estudo, todos os participantes sofriam de dores e rigidez devido à artrite nos joelhos, quadris, tornozelos ou pés, mas nenhum deles estava incapacitado para a realização de atividades físicas.
Após quatro anos, 24% dos adultos que não fizeram o mínimo de atividade física recomendada andavam tão devagar que não conseguiam atravessar a rua em segurança e 23% relataram problemas para realizar atividades da rotina. Um dos resultados apontou que ao menos uma hora de exercícios por semana diminui em 45% o risco de incapacidade nas tarefas diárias como caminhar em uma sala, tomar banho e se vestir.
— Durante a prática de exercícios físicos, uma série de hormônios e metabólicos do organismo são estimulados, aumentando a produção do sistema ósseo. Além disso, há o aumento da circulação entre as articulações, deixando-as mais irrigadas e fortalecidas. Ou seja, além do fortalecimento da musculatura que o exercício promove, ele dá maiores condições da articulação funcionar sem nenhum tipo de sobrecarga — explica André Fernandes, profissional de Educação Física e conselheiro do Conselho Regional de Educação Física (CREF1).

Conhecendo a doença

A artrite é um tipo de inflamação nas articulações, que ocorre principalmente nas mulheres entre 30 e 40 anos.
— Os sintomas são dor constante na articulação, mais comum nos joelhos, cotovelo ou dedos; rigidez e dificuldade para movimentar a articulação, especialmente de manhã; articulação quente, vermelha e inchada — finaliza Antônio Polaco, ortopedista e médico do esporte.
O diagnóstico é baseado em uma série de critérios, como rigidez articular matinal durando pelo menos uma hora; dores nas articulações das mãos, como nos punhos, na articulação do meio dos dedos e entre os dedos e mão; presença de nódulos reumatoides; e presença de fator reumatoide no sangue. Os principais exames sangue são o de velocidade de hemossedimentação (VHS) e o de dosagem da proteína C reativa (PCR). É preciso que estes sinais estejam presentes por pelo menos seis semanas. Exames complementares, como radiografias, ultrassonografias, tomografias, ressonância podem ser solicitados pelo médico para fechar o quadro da doença.
O tratamento é feito com mediamentos anti-inflamatórios, que podem ser seguidos de corticoides para as fases mais agudas da doença. A fisioterapia e a terapia ocupacional ajudam o paciente a manter o movimento das áreas afetadas.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

Irritação, euforia, agressividade e depressão podem ser sinais do distúrbio. Doença, que atinge 4% da população brasileira, não tem cura, mas tratamento pode controlá-la

Sintomas como euforia, fala rápida, irritação, agitação, insônia, agressividade, hostilidade e depressão podem ser sinais de vários transtornos que acometem o humor, seja para o polo depressivo, seja para o da euforia. Porém, quando os sintomas vêm alternados em uma mesma pessoa, pode ser um alerta para o transtorno bipolar, uma doença sem cura, mas com tratamento e controle. De acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), o distúrbio atinge 4% da população. O censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, informa que o Brasil tem uma população de 190.732.694 pessoas. A doença se manifesta em fases que alternam a hiperexcitabilidade e a agitação com profunda tristeza e depressão. A duração de cada fase varia de pessoa para pessoa, podendo durar horas, dias, meses e até anos. Um complicador para a pessoa portadora do transtorno surge quando as duas fases se misturam, o chamado estado misto.  “A pessoa pode...

Burnout não é frescura: entenda a exaustão crônica ligada ao trabalho, quais os sintomas e como agir

  Sentir-se tão esgotado a ponto de não conseguir sair da cama, tomar banho ou colocar uma roupa. Ter alterações no sono, no apetite e perceber que nada mais do trabalho parece importar. Esses são alguns dos sinais clássicos do burnout, uma síndrome ocupacional provocada por estresse crônico não gerenciado no ambiente de trabalho. Na novela "Vale Tudo", o personagem Renato Filipelli, vivido pelo ator João Vicente de Castro, vive um quadro de estresse com o trabalho. O problema já atinge 32% dos trabalhadores brasileiros, segundo dados da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), uma organização dedicada à pesquisa científica e à prevenção do estresse. Em entrevista ao podcast Bem-Estar, a psicóloga Ana Maria Rossi, foi categórica ao alertar: “A pessoa tem uma sensação de exaustão que sair da cama, tomar um banho, colocar uma roupa, são atividades que demandam um esforço sobrenatural. Ela basicamente se arrasta”. A especialista reforça que o burnout é fr...

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários ...

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar ...