Pular para o conteúdo principal

Nossas línguas também podem detectar odores, sugere estudo

Além do sabor, a língua também pode sentir o odor dos alimentos, sugere um novo estudo. Cientistas do Monell Chemical Senses Center, nos Estados Unidos, relataram que os receptores olfativos, os sensores que detectam odores no nariz, também estão presentes nas células gustativas encontradas na língua humana.
As descobertas sugerem que as interações entre olfato e paladar, componentes primários do sabor dos alimentos, podem começar na língua e não no cérebro, como se pensava anteriormente.
— Nossa pesquisa pode ajudar a explicar como as moléculas de odor modulam a percepção do paladar — disse o autor sênior do estudo, Mehmet Hakan Ozdener, biólogo celular do Monell. — Isso pode levar ao desenvolvimento de modificadores de sabor baseados em odor que podem ajudar a combater o excesso de ingestão de sal, açúcar e gordura associado a doenças relacionadas à dieta, como obesidade e diabetes.
O sabor característico dos alimentos e bebidas provém mais do cheiro do que do gosto. O gosto, que detecta moléculas doces, salgadas, azedas, amargas na língua, evoluiu como um guardião para avaliar o potencial de toxicidade do que colocamos em nossas bocas. O olfato dá informações detalhadas sobre a qualidade do sabor. O cérebro então combina a contribuição do paladar, olfato e outros sentidos para criar a sensação de sabor multimodal.
Até agora, o gosto e o cheiro eram considerados sistemas sensoriais independentes que não interagiam até que suas respectivas informações chegassem ao cérebro.
Pesquisadores usaram métodos desenvolvidos no Monell para manter as células gustativas vivas em cultura. Usando métodos genéticos e bioquímicos para sondar as culturas de células gustativas, descobriram que as células do paladar humano têm muitas moléculas-chave conhecidas por estarem presentes em receptores olfativos.
Em seguida, eles usaram um método para mostrar que as células gustativas cultivadas respondem às moléculas de odor de maneira similar às células receptoras olfativas.
As descobertas fornecem a primeira demonstração de receptores olfativos em células gustativas humanas, sugerindo que os receptores olfatórios podem ter um papel no sistema gustativo. Apoiando-se nisso,, outros experimentos da Monell demonstraram que uma única célula gustativa pode conter receptores gustativos e olfativos.
— A presença de receptores olfativos e receptores de sabor na mesma célula nos dará oportunidades para estudar as interações entre os estímulos de odor e sabor na língua — disse Ozdener.
Os cientistas procurarão determinar se os receptores olfativos estão localizados em um tipo específico de célula de sabor, por exemplo, células que detectam o doce ou o sal. Outros estudos explorarão como as moléculas de odor modificam as respostas das células gustativas e, em última análise, a percepção do gosto humano.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

Irritação, euforia, agressividade e depressão podem ser sinais do distúrbio. Doença, que atinge 4% da população brasileira, não tem cura, mas tratamento pode controlá-la

Sintomas como euforia, fala rápida, irritação, agitação, insônia, agressividade, hostilidade e depressão podem ser sinais de vários transtornos que acometem o humor, seja para o polo depressivo, seja para o da euforia. Porém, quando os sintomas vêm alternados em uma mesma pessoa, pode ser um alerta para o transtorno bipolar, uma doença sem cura, mas com tratamento e controle. De acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), o distúrbio atinge 4% da população. O censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, informa que o Brasil tem uma população de 190.732.694 pessoas. A doença se manifesta em fases que alternam a hiperexcitabilidade e a agitação com profunda tristeza e depressão. A duração de cada fase varia de pessoa para pessoa, podendo durar horas, dias, meses e até anos. Um complicador para a pessoa portadora do transtorno surge quando as duas fases se misturam, o chamado estado misto.  “A pessoa pode...

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar ...