Depois de uma maratona de shows, o funkeiro MC Sapão acabou sendo internado por causa de uma pneumonia. A assessoria de imprensa do cantor afirmou que o estado de saúde dele é grave. Hospitalizado desde o dia 10, ele agora está no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital municipal Rocha Faria.
A pneumonia é uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o pneumococo (Streptococcus pneumoniae) é o agente causador em 60% dos casos.
— É comum uma gripe ou resfriado evoluir para pneumonia. Mas alguns grupos estão mais suscetíveis à doença, como fumantes e portadores de cardiopatias. O pulmão fica fragilizado e o risco de infecções é maior — diz Alberto Chebabo, médico infectologista do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica.
A doença pode ser diagnosticada clinicamente — a partir da observação dos sintomas — e por exames complementares.
— É possível fazer exames de sangue, como hemograma, ou de imagem, como raio-x ou tomografia do tórax — detalha Paulo Furtado, infectologista do Complexo Hospitalar de Niterói.
Dependendo do estágio da pneumonia, o paciente pode se tratar em casa ou ficar internado para receber medicação venosa. Em média, a internação leva de sete a dez dias. O tratamento, na maioria das vezes, é feito com antibióticos. A pneumonia ataca, com mais frequência, crianças com menos de cinco anos e idosos com mais de 70.
— Uma das maneiras de se prevenir é tomando a vacina da gripe e a pneumocócica. Manter bons hábitos de saúde, como ter alimentação balanceada e praticar atividade física, ajuda a deixar o corpo protegido — finaliza Sérgio Pontes, pneumologista da Aliança Instituto de Oncologia.
Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário