Pular para o conteúdo principal

Projeto piloto da rede wi-fi da UFF é inaugurado


Na manhã desta segunda-feira, 29 de outubro, no auditório da Escola de Engenharia, foi realizada a cerimônia de inauguração do projeto piloto da rede wi-fi da Universidade Federal Fluminense. O projeto foi financiado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e criado pelo grupo de trabalho SciFi (GT-SciFi), coordenado pelo professor de engenharia de telecomunicações e membro do Laboratório de Pesquisas em Comunicação de Dados Multimídia (MidiaCom), Luiz Claudio Schara Magalhães.

O GT-SciFi criou uma plataforma aberta, extensível e de baixo custo para controle de pontos de acesso sem fio (APs). Além desses pontos, a plataforma conta com um controlador, baseado em Linux, que centraliza as funções de gerenciamento. As funções básicas são escolha de canal, controle de potência e balanceamento de carga. As duas primeiras facilitam a instalação da infraestrutura porque permitem a configuração automática e dinâmica da rede, adaptando a rede sem fio para mudanças no ambiente de instalação. Já a terceira função permite o melhor uso da rede direcionando os usuários a locais onde a rede esteja menos carregada.

Foram instalados equipamentos em pontos estrategicamente escolhidos do Campus da Praia Vermelha com a finalidade de criar um ambiente de testes em larga escala, que sirva como plataforma para avaliação e validação do funcionamento do sistema. Também foram estudados mecanismos de redundância para aumentar a confiabilidade do sistema e melhoria da segurança, como a integração com o Projeto Eduroam ("Education roaming") para acesso seguro.

Quando acabar a fase de testes e estiver em pleno funcionamento, o ambiente criado proverá o acesso sem fio confortável, seguro e autenticado para cerca de 2 mil estudantes diariamente, com o serviço sendo estendido a todos os "campi" da universidade, incluindo aqueles localizados no interior do Estado do Rio de Janeiro. A plataforma proverá um serviço complementar aos dos laboratórios de computadores oferecidos pelas unidades e departamentos presentes nos "campi". Além disso, servirá a visitantes oriundos de outras instituições de ensino, brasileiras ou estrangeiras, que façam parte do Projeto Eduroam Brasil.

O superintendente de Tecnologia da Informação da UFF, Fernando Cesar Cunha Gonçalves, afirmou que a iniciativa é inovadora porque propõe uma parceria entre a área técnica e a de pesquisa na universidade. O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da RNP, Michael Stanton, disse que a parceria com a UFF já é antiga e citou como exemplo o caso da construção da Rede Metropolitana de Niterói (Metronit), projeto de cabeamento subterrâneo de fibras óticas interligando instituições de ensino e pesquisa em Niterói, sem finalidade comercial, com o objetivo de impulsionar a pesquisa, o intercâmbio científico e as ações sociais.

O reitor Roberto Salles assegurou que a UFF está evoluindo no que diz respeito à inovação tecnológica e lembrou algumas demandas existentes, como a de uma solução que ajude a reduzir o consumo de papel na rotina da universidade. O vice-reitor Sidney Mello parabenizou a equipe do Laboratório MidiaCom pelos resultados e também a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) pelo sucesso da parceria. Já a vice-diretora da Escola de Engenharia, Fabiana Rodrigues Leta, enfatizou ser esse projeto de grande valor para a área de pesquisa na UFF.

Fonte : UFF Notícias

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

UFF Responde: Tuberculose

  No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, data que reforça a importância da conscientização sobre uma das doenças infecciosas mais antigas e ainda presentes no mundo. Segundo dados do  Ministério da Saúde , o Brasil registrou cerca de 84 mil novos casos em 2025, o maior número das últimas duas décadas. Fatores como a desigualdade social, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e   o abandono do tratamento contribuem para o avanço da doença. O problema também é agravado pela disseminação de desinformação sobre vacinas e doenças infecciosas, o que dificulta o enfrentamento da tuberculose e retarda o diagnóstico precoce — essencial para interromper a cadeia de transmissão. Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas. Apesar de ter cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a tube...

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários ...

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar ...