Transformação começou pela Escola Santos Dumont e atingirá 47 unidades de ensino da cidade. Iniciativa atende a Lei Federal que determina a presença de um bibliotecário
A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação de Niterói iniciaram na manhã da última quarta-feira, a transformação de 47 salas de leitura em bibliotecas escolares. A primeira contemplada foi a da Escola Municipal Santos Dumont, no Bairro de Fátima. A iniciativa atende a Lei Federal Nº 12.244/10, que determina a presença de um bibliotecário nos espaços literários das instituições de ensino público no país. O funcionamento acontece de acordo com o horário escolar, permitindo o acesso de alunos e professores.
Segundo a secretária Maria Inês de Oliveira Azevedo, o objetivo é promover a leitura, de modo a incentivar o contato da criança com o universo lúdico dos livros.
“Esta é uma sala de leitura que funciona há muito tempo. No entanto, a partir da nova legislação federal, os espaços estão sendo transformados em bibliotecas escolares. Ainda em outubro, quando comemoramos o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, outras duas escolas também terão suas salas de leitura transformadas”, disse a secretária de Educação, referindo-se à Heloneida Studart, em Várzea das Moças, e à Paulo Freire, no Fonseca. A data ainda está sendo definida.
Coordenadora das bibliotecas de Niterói, Neli Rigó Geraldes explica que além do projeto de transformação, o mobiliário foi planejado de uma forma mais moderna.
“Estas bibliotecas têm três categorias: de pequeno, médio e grande porte. As de pequeno porte receberão mobiliário azul. Já as de médio, como esta (Santos Dumont), terão mobiliários verde e as de grande porte, vermelho. Ao chegar na unidade a pessoa poderá reconhecer o tipo de biblioteca que a escola dispõe”, explicou Neli Geraldes, antes do descerramento de placa que marcou a transformação e contou com a participação de alunos, professores e representantes municipais.
Segundo a diretora da escola, Judith Monteiro, o local conta com um acervo de 1.500 títulos, que incluem literatura brasileira, livros pedagógicos, entre outros.
Fonte : O Fluminense
Comentários
Postar um comentário