Pular para o conteúdo principal

Degeneração macular, principal causa de cegueira após os 65 anos, tem tratamento

Um dia, ela acordou e percebeu que não podia mais ler as notícias no jornal. Uma mancha turva no centro da visão impedia a leitura. Apesar de vir ignorando os sinais há alguns meses, agora tinha certeza: alguma coisa estava errada. Procurou um oftalmologista e, numa quarta-feira de setembro do ano passado, Wanda Pereira, de 67 anos, recebeu o diagnóstico de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A doença é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 65 anos. A boa notícia é que mais uma droga para desacelerar sua progressão e melhorar a visão chega ao Brasil no ano que vem.

- A DMRI não apenas priva a pessoa de enxergar. Ela rouba a independência do paciente e acaba dobrando os riscos de morte - disse William Li, diretor-médico da Fundação Angiogênese, uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA.

Decorrente de múltiplos fatores, a doença ocasiona perda da visão central de um ou de ambos os olhos. Isso porque compromete a mácula, região da retina responsável pela visão detalhada e pela percepção das cores.

- Se não é diagnosticada precocemente e tratada em tempo hábil, a doença gera prejuízos à qualidade de vida do paciente - disse Bram Rutgers van der Loeff, presidente da Dutch MD Association, uma associação holandesa que apoia portadores de DMRI.

Há duas formas da doença: a seca e a úmida. Esta última, a mais grave, se caracteriza por um crescimento anormal de vasos sanguíneos no tecido que fica atrás da retina, danificando-a.

- Os remédios, aplicados por injeções dentro do olho, fazem com que os vasos sanguíneos sequem e cicatrizem, minimizando os danos - explica o oftalmologista Alexandre Pereira, membro titular da Sociedade Brasileira Retina e Vítreo.

Prevenção à mesa

Ao contrário da córnea, que pode ser trocada por transplante, e do cristalino, substituído por uma lente nas cirurgias de catarata, a retina, uma vez danificada, não pode ser recuperada. É lá que estão os fotossensores que captam a luz. Por isso, apesar dos tratamentos disponíveis para barrar a progressão da lesão, o melhor é prevenir seu aparecimento.

- A primeira coisa a fazer é parar de fumar. O cigarro prejudica a irrigação sanguínea nos olhos - alerta William Li.

Além de visitar o oftalmologista periodicamente, fazer exercícios e ter uma alimentação balanceada podem fazer toda a diferença.

- A visão sofre alterações ao longo dos anos, mas o indivíduo saudável costuma apresentar uma perda de acuidade visual normal - destaca o diretor médico da área de oftalmologia da Bayer, Oliver Zeitz.

Estudos mostram que determinadas vitaminas, como C e E, podem retardar o desenvolvimento da degeneração macular. Outros aliados são os betacarotenos, presentes principalmente em vegetais de folhas verdes, o selênio, encontrado em nozes, e o ômega-3, que pode ser obtido nos peixes.



Fonte : Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários estágios

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a  Política Nacional de Cui

Você sabia?

 

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia